Se você precisa editar um vídeo, mas não quer (ou não pode) instalar programas pesados no computador, é possível realizar edições básicas utilizando seu navegador de preferência, eliminando a necessidade de baixar softwares apenas para fazer tarefas simples, como recortar trechos, adicionar filtros ou inserir legendas, por exemplo. Abaixo, vamos te mostrar como editar vídeos online em poucos minutos.

Como editar vídeos online

Tempo necessário: 5 minutos

Nesse tutorial, vamos utilizar a plataforma Canva, que além de permitir criar designs, também oferece uma área de edição de vídeo.

  1. Abra o navegador e acesse o site do Canva;

  2. Clique no botão "Edite um vídeo";

     
    Passo 2 de: Como editar vídeos online
  3. Escolha a opção "Fazer upload de arquivos" ou "Gravar agora";

    Passo 3 de: Como editar vídeos online
  4. Na aba "Vídeos", arraste o arquivo para a timeline de edição;

    Passo 4 de: Como editar vídeos online
  5. Clique em "Assistente do Canva" (ícone de estrela) para exibir as ferramentas;

    Passo 5 de: Como editar vídeos online
  6. A plataforma oferece diversas ferramentas, como textos, elementos, emojis, gráficos, desenhos e muito mais. Clique na opção que deseja inserir no vídeo ou use o menu lateral esquerdo para visualizar todos os recursos

    Passo 6 de: Como editar vídeos online
  7. Após realizar as edições, clique no botão "Compartilhar" e selecione "Baixar" para fazer o download do arquivo

    Passo 7 de: Como editar vídeos online

Importante

Apesar do Canva entregar recursos interessantes, a plataforma não tem a mesma riqueza de ferramentas quando comparado a softwares profissionais de edição, como Adobe Premiere, Final Cut Pro e Sony Vegas.

Por isso, se você precisa realizar edições avançadas, vale a pena apostar em programas mais completos. Aqui no Oficina da Net, já mostramos 5 editores de vídeos gratuitos que podem te ajudar bastante.