O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou que os resultados do Enem 2023 já estão disponíveis para consulta na Página do Participante. Para acessar as notas, cada participante devem utilizar o login gov.br, CPF e a senha do candidato. Quanto a nota dos treineiros, alunos que realizaram o exame e que ainda não concluíram o ensino médio, será divulgada em até 60 dias.

Os destaques do Enem 2023

O destaque da edição do Enem 2023 foi a excelente performance de 60 candidatos na redação, obtendo nota máxima. Dentre esses, quatro provenientes da rede pública, demonstrando a diversidade de talentos e a qualidade do ensino em diferentes contextos educacionais.

Os resultados do Enem 2023 já estão disponíveis
Os resultados do Enem 2023 já estão disponíveis

Uma notável mudança foi observada na participação dos estudantes da rede pública. Em 2022, 38,1% dos estudantes que concluíram o ensino médio participaram do exame. No entanto, em 2023, esse percentual aumentou para 46,7%, indicando um envolvimento maior e um interesse crescente dos alunos dessa rede no Enem.

No X (antigo Twitter), o Inep anunciou que as notas já esão disponíveis para consulta:

Como acessar o resultado do Enem 2023

Para acessar o resultado do Enem 2023, siga os passos abaixo:

Página do Participante no site no Inep
Página do Participante no site no Inep
  1. Acesse a Página do Participante no site oficial do Enem: Página do Participante
  2. Clique em "Página do Participante - entrar com gov.br".
  3. Insira o seu CPF no campo correspondente.
  4. Clique em "Continuar".
  5. Coloque a senha cadastrada durante o processo de inscrição no Enem.
  6. Selecione "Entrar".

⚠️ NÃO CONSEGUE ACESSAR?

O site do Inep tem apresentado uma certa instabilidade devido ao alto número de acessos desde a noite da última segunda-feira, dia 15. A recomendação é que continue tentando acessar a página no decorrer do dia até que o sistema seja normalizado.

Site do Inep apresenrta instabilidade
Site do Inep apresenrta instabilidade

Depois de entrar, você terá acesso à sua página personalizada, onde poderá conferir o seu desempenho no Enem 2023. Para visualizar suas notas, siga os seguintes passos:

  1. Clique na aba "Resultado".
  2. Selecione a opção correspondente ao ano de 2023.

Pronto! Agora você poderá visualizar suas notas em cada uma das áreas avaliadas, além da pontuação obtida na redação. Lembre-se de que as notas dos treineiros serão divulgadas em até 60 dias, conforme mencionado anteriormente.

Onde usar a nota do Enem 2023

Saiba onde você pode usar a sua nota do Enem 2023
Saiba onde você pode usar a sua nota do Enem 2023

A nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) pode ser utilizada em diversas oportunidades e programas educacionais no Brasil. Abaixo estão algumas das principais formas de usar a nota do Enem:

SISU (Sistema de Seleção Unificada)

O Sisu é um programa do Ministério da Educação (MEC) que utiliza as notas do Enem como critério de seleção para vagas em instituições públicas de ensino superior. Os candidatos podem escolher até duas opções de cursos e instituições e concorrem com base em suas notas no Enem.

PROUNI (Programa Universidade para Todos)

O Prouni é um programa do MEC que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior. As bolsas são concedidas com base nas notas do Enem, e os candidatos devem atender a critérios específicos de renda familiar.

FIES (Fundo de Financiamento Estudantil)

O FIES é um programa de financiamento do governo federal que auxilia os estudantes a custear suas mensalidades em instituições privadas de ensino superior. As notas do Enem são utilizadas como critério de seleção, e os participantes podem solicitar o financiamento de parte ou totalidade das mensalidades.

Ingresso em universidades privadas

Muitas universidades privadas aceitam as notas do Enem como forma de ingresso em seus cursos. Algumas utilizam o resultado como parte do processo seletivo, enquanto outras adotam o Enem como critério único.

Vagas remanescentes

Algumas instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privadas, utilizam as notas do Enem para preencher vagas remanescentes em seus cursos.

Intercâmbio no exterior

A nota do Enem também pode ser utilizada em programas de intercâmbio acadêmico, com estudantes brasileiros no exterior. Em Portugal, pelo menos 29 instituições aceitam as notas do exame, enquanto nos Estados Unidos, algumas universidades como a Universidade de Nova York e a Universidade Drexel consideram o Enem como critério de ingresso. No Reino Unido, universidades como a de Glasgow e a Birkbeck, em Londres, também levam em conta as notas do Enem, assim como a Universidade de Toronto no Canadá.