O Exame Nacional do Ensino Médio, mais conhecido como ENEM, está chegando. Nos dias 5 e 10 de novembro deste ano, muitos candidatos realizarão a avaliação em busca de uma vaga em uma instituição de ensino superior. Nesta época do ano, muitos jovens começam a se perguntar sobre quando sai o resultado da prova, que nota é boa ou ruim ou como é o cálculo da nota.

O que você precisa saber:

  • O resultado do ENEM 2023 será divulgado no dia 16 de janeiro de 2024.
  • O gabarito estará disponível no dia 15 de novembro de 2023.

Quando sai o resultado do ENEM 2023?

A nota do ENEM 2023 será divulgada no dia 16 de janeiro de 2024.
A nota do ENEM 2023 sai no dia 16 de janeiro de 2024.

A nota do ENEM 2023 será divulgada no dia 16 de janeiro de 2024. O gabarito estará disponível três dias após a finalização da avaliação, ou seja, no dia 15 de novembro de 2023.

Assim, os candidatos poderão conferir as respostas e ter uma ideia de seu desempenho geral. Além disso, muitos professores e especialistas costumam analisar as questões nos dias seguintes.

Como calcular minha nota do ENEM?

No ENEM 2023, a nota será calculada com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI). Esse sistema leva em consideração o número de acertos e erros de cada participante, atribuindo pesos diferentes de acordo com a dificuldade das questões.

Isso significa que chutar respostas não é uma opção viável, pois duas pessoas que acertam o mesmo número de questões podem ter notas diferentes. Vale lembrar que a prova do ENEM é composta por questões distribuídas em quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

Que nota é boa ou ruim?

Não existe uma nota exata que pode ser chamada de boa ou ruim. Para saber se a sua nota do ENEM vai te ajudar a entrar em alguma faculdade, é importante verificar as notas mínimas exigidas pelos cursos que você tem mente. Além disso, é interessante conhecer as notas de corte, que são as notas dos últimos colocados que ingressaram nos cursos. Como isso varia a cada ano, não dá para saber qual a nota mínima antes das provas.

Para se ter uma ideia, as notas do ENEM podem variar de acordo com os cursos e instituições. Com 400 pontos, que pode ser considerado o mínimo aceitável, é possível ter acesso a alguns cursos de ensino superior, porém, pode não ser suficiente para cursos e faculdades mais concorridas.

Qual a nota mínima para passar na redação do Enem?

Para pleitear uma vaga por meio do SISU, é preciso ter tirado uma nota maior do que zero na Redação, que vai até 1000. A nota da redação é importante e pode ter mais peso dependendo do curso escolhido.