Uma das coisas mais normais que existem é colocar ímãs na geladeira para enfeitar. Presentes de amigos, lembranças de viagem, os itens possuem diversas formas e tamanhos. Mas você sabia que colocar ímãs na geladeira pode causar sérios danos ao eletrodoméstico? Neste artigo você vai entender que o motivo não tem nada a ver com a saúde dos alimentos em si, mas sim ao produto, podendo diminuir sua vida útil.

Imagem: reprodução
Imagem: reprodução

Por que não devemos colocar ímãs na geladeira?

Bem, apesar de não causar nenhum risco á saúde ou aos alimentos que estão armazenados no equipamento, os ímãs podem causar outro tipo de problema. Eles podem criar um campo magnetostático e isso pode danificar a geladeira, ameaçando seu tempo de duração.

O cuidado deve ser redobrado com as geladeiras mais atuais, pois, esses novos equipamentos costumam integrar funções na porta da geladeira e os ímãs podem ser ainda mais prejudiciais. Por isso, se você é fã de ímãs, o melhor a se fazer é comprar uma placa de ferro e colocar em outro local da cozinha, mas que fique distante de sua geladeira.

Cuidados essenciais com a geladeira

Além de retirar os ímãs, você deve ter outros cuidados com a sua geladeira. Sempre procure limpar o equipamento corretamente, para evitar a proliferação de bactérias, pois, se não receber a limpeza adequada, pode causar até intoxicação alimentar. O ideal é fazer uma limpeza geral de 2 em 2 semanas.

Sempre remova embalagens de plástico ou de papel dos produtos que você compra no mercado, pois, como são transportados por vários locais, podem contaminar a geladeira em seu interior. Certifique-se de que seu dispositivo esteja configurado para a temperatura adequada. A geladeira deve operar entre 0 e 4 graus Celsius, ao passo que o freezer deve manter-se entre -6 e -18 graus Celsius.

Por fim, nunca esqueça de fechar a porta de sua geladeira, para que os alimentos possam ser mantidos conservados de maneira correta.

Então, gostou das dicas? Deixe um comentário para nós!