A TIM está enganando seus clientes que usam o Deezer Premium. Isso foi descoberto por um leitor do Oficina da Net ao comparar a assinatura grátis de 12 meses do Deezer oferecida pelo Mercado Livre com o "Deezer Premium" da TIM. A diferença é que a TIM não oferece transmissão sem perdas (lossless), enquanto o Mercado Livre oferece qualidade equivalente à de um CD.

TIM possui página dedicada à parceria com a Deezer afirmando oferecer o plano Deezer Premium e engana clientes. Fonte: TIM
TIM possui página dedicada à parceria com a Deezer afirmando oferecer o plano Deezer Premium e engana clientes. Fonte: TIM

De acordo com Júlio, leitor do Oficina da Net, ao assinar o plano TIM Black, o aplicativo Deezer transmite arquivos com bitrate [2] de somente 320 kbps. O grande problema disso é que em outubro de 2022, um porta-voz da Deezer disse ao Oficina da Net o seguinte:

O Hi-Fi já é uma realidade da Deezer desde 2019. O que está acontecendo agora em 2022 é a implementação em todos os planos, ou seja, ele vai se tornar um padrão. Não é uma novidade.

[2] Artigo sobre o que é bitrate e como calculá-lo

Ou seja, desde o final de 2022 a Deezer incorporou a transmissão lossless (sem perdas) em seu plano Deezer Premium e aboliu a o plano Deezer Hi-Fi. Se você acessar agora o site do serviço de streaming, irá ver que não existe mais a opção de assinatura do plano "Hi-Fi", somente o "Premium".

Captura de tela com os planos padrão oferecidos pela Deezer atualmente. Fonte: Vitor Valeri
Captura de tela com os planos padrão oferecidos pela Deezer atualmente. Fonte: Vitor Valeri

Júlio confirma que realmente ele não tem acesso ao benefício oferecido por padrão pela Deezer na TIM dizendo:

O meu plano Premium do Deezer da TIM não tem incluído o acesso a músicas HI-FI, descobri isso quando fui baixar músicas pelo "deemix" [3] e o programa avisou que não tenho acesso às músicas em FLAC.

[3] deemix é uma biblioteca de base do sistema de download do Deezer desenvolvida a partir do Deezloader Remix, aplicativo utilizado para baixar músicas.

Logo em seguida, Júlio complementa falando:

Testei aqui a assinatura do ML [Mercado Livre] e da TIM no "deemix", a da TIM não libera o FLAC 1411 kbps, mas a do ML libera, tanto que na da TIM o programa [demix] reconhece como Premium e na do ML como "Hi-fi".

Atualmente há uma página da TIM dedicada ao benefício do "Deezer Premium" oferecido para os clientes dos planos TIM Black, TIM Black Família, TIM Pós, TIM Beta, TIM Pré Top Hits, alguns planos TIM Live Ultra Fibra e alguns planos TIM Controle. Entretanto, como já foi dito acima, o plano "Deezer Premium" oferecido pela TIM transmite arquivos com bitrate de 320 kbps, sendo que o mesmo plano oferecido pela Deezer transmite músicas a 1411 kbps (qualidade equivalente à de um CD). Procurando por esclarecimentos, o Oficina da Net entrou em contato com a Deezer e a resposta foi a seguinte:

Os planos da Deezer adquiridos via parceiros podem ter diferentes recursos. Essa variação acontece, pois, depende do plano que você contrata com a sua operadora.

Ou seja, as operadoras podem "personalizar" os planos oferecidos oficialmente pela Deezer, criando planos exclusivos, que possuem ajustes criados especificamente para o benefício oferecido pela empresa parceira do serviço de streaming de música. Ao fim, não há garantia para os clientes de parceiros da Deezer que eles estão realmente adquirindo os mesmos benefícios descritos no site da Deezer.

O que é oferecido pela Deezer e pela TIM afinal?

Confira abaixo uma tabela mostrando o que é oferecido pela TIM e os planos padrão da Deezer.

Planos Bitrate Download de músicas Preço
TIM Deezer Go 320 kbps Não "Grátis"
TIM Deezer Premium 320 kbps Sim "Grátis"
TIM Deezer Hi-Fi 1411 kbps Sim R$ 24
Deezer grátis 128 kbps Não Grátis
Deezer Premium 1411 kbps Sim R$ 22,90