O surgimento de linhas verdes em telas OLED de celulares não é algo incomum. Geralmente, neste caso, a assistência acaba trocando o display por um novo para corrigir o problema. Entretanto, foi criada uma forma de corrigir estas linhas verdes dos displays OLED sem muito esforço. Veja a seguir todos os detalhes sobre como é feito esse processo.

Tela OLED de smartphone com linha verde é consertada com laser

Tela OLED de celular com linha verde é consertada com laser facilmente. Fonte: YouTube (Strange Parts)
Tela OLED de celular com linha verde é consertada com laser facilmente. Fonte: YouTube (Strange Parts)

Recentemente o canal "Stranger Parts" no YouTube demonstrou o funcionamento de uma máquina a laser que é utilizada para reparar telas OLED de celulares. Ela recupera os circuitos internos quebrados do painel OLED refazendo a trilha e isso leva apenas alguns segundos. Ao fazer isso, a linha verde do display OLED desaparece.

É interessante notar que não é necessário desligar a tela ou desmontá-la para realizar o reparo. O profissional usa um microscópio com um laser acoplado para fazer o reparo, como você poderá ver no vídeo abaixo.

Parece mágico de tão "fácil" que parece ser vendo o procedimento de conserto da tela OLED do smartphone ser realizado. Provavelmente isso diminuirá consideravelmente a quantidade de lixo eletrônico no futuro, pois não irá ser mais necessário a troca da peça.

Sobre as telas OLED

As telas OLED possuem uma tecnologia onde cada pixel na tela pode gerar a sua própria luz de forma individual, gerando pretos mais profundos, melhor contraste e uma imagem mais homogênea. É interessante notar que este tipo de display é bem flexível quanto às possibilidades de aplicação, permitindo sua utilização diretamente no vidro e em smartphones com telas dobráveis.

O que você achou desta técnica? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!