Com o avanço da tecnologia, temos visto uma crescente procura por dispositivos eletrônicos como smartphones, smartwatches, smart TVs, notebooks e outros gadgets. No entanto, muitas vezes nos deparamos com a frustração de que esses dispositivos têm uma vida útil relativamente curta. Isso ocorre, em grande parte, devido a um fenômeno conhecido como obsolescência programada.

O que é obsolescência programada?

O que é obsolescência programada?
O que é obsolescência programada?

A obsolescência programada é o nome que se dá para a prática de projetar e fabricar produtos com uma vida útil intencionalmente limitada. Em outras palavras, é quando um dispositivo é projetado para parar de funcionar ou se tornar obsoleto após um certo período de tempo. Essa estratégia é frequentemente implementada por empresas do ramo de dispositivos eletrônicos com o objetivo de aumentar suas vendas, afinal, se algum produto para de funcionar você logo corre para comprar outro.

Mas já estragou? Comprei outro dia!"

Embora a obsolescência programada possa ajudar as empresas a venderem cada vez mais produtos, ela tem implicações negativas para o meio ambiente e para os consumidores. A constante substituição por novos dispositivos eletrônicos consequentemente aumenta o volume de lixo eletrônico, que contém materiais tóxicos e difíceis de reciclar. Além disso, os consumidores vivem com uma sensação de insatisfação por terem que gastar dinheiro em produtos novos em tempo relativamente curto.

Obsolescência programada em smartphones

Com lançamentos um atrás do outro, o mercado de smartphones é um dos mais afetados pela obsolescência programada. Fonte: Oficina da Net
Com lançamentos um atrás do outro, o mercado de smartphones é um dos mais afetados pela obsolescência programada. Fonte: Oficina da Net

Um exemplo claro de obsolescência programada está presente no mercado de smartphones. Com novos lançamentos ocorrendo todo ano, as empresas de tecnologia criam uma sensação de obsolescência artificial, fazendo com que os consumidores sintam que seus dispositivos estão desatualizados e precisam ser substituídos por modelos mais recentes.

Além disso, a obsolescência programada também pode ocorrer de forma mais sutil através de atualizações de software. Muitas vezes, as empresas lançam atualizações que são incompatíveis com dispositivos mais antigos, levando os consumidores a sentirem a necessidade de adquirir um novo smartphone para continuar desfrutando dos recursos mais recentes e receber o suporte adequado.

Obsolescência programada em smart TVs

O mercado de smart TVs também sofre com a obsolescência programada. Fonte: Canva
O mercado de smart TVs também sofre com a obsolescência programada. Fonte: Canva

As smart TVs também não estão isentas desse fenômeno. Muitas vezes, esses aparelhos têm uma vida útil limitada devido à falta de suporte de atualizações de software ou por conta do desenvolvimento de novos formatos de mídia que deixam de ser compatíveis com modelos mais antigos. Assim, se o usuário quiser ter uma experiência de usuário completa e aprimorada, vai precisar adquirir um novo televisor para continuar aproveitando os serviços e recursos mais recentes.

Outras formas de obsolescência programada

Você já percebeu que os carros de hoje são muito mais frágeis? Fonte: Canva
Você já percebeu que os carros de hoje são muito mais frágeis? Fonte: Canva

A obsolescência programada não se limita apenas aos dispositivos eletrônicos, mas também pode afetar outros produtos, como eletrodomésticos, carros e até mesmo roupas. Em muitos casos, as peças de reposição para reparos são difíceis de encontrar ou têm um custo muito elevado, fazendo com que os consumidores considerem a substituição inteira do produto em vez de reformar ou trocar alguma peça.

Como combater a obsolescência programada?

Hoje em dia já existem medidas para combater a obsolescência programada. Por exemplo, alguns países têm implementado leis para garantir a durabilidade dos produtos e facilitar o reparo quando necessário, exigindo que as empresas forneçam peças de reposição e manuais de reparo aos consumidores. Isso fez com que algumas empresas, como a Apple, adotassem movimentos como o "direito de reparo", que permite os consumidores consertar seus próprios aparelhos.

Trocar componentes que estragam com o tempo, como a bateria, é uma forma de prolongar a vida útil do seu smartphone. Fonte: Oficina da Net
Trocar componentes que estragam com o tempo, como a bateria, é uma forma de prolongar a vida útil do seu smartphone. Fonte: Oficina da Net

Outra forma de combater a obsolescência programada é o crescimento do mercado de dispositivos recondicionados. Esses aparelhos são revisados, reparados e revendidos com um preço mais acessível, permitindo que os consumidores adquiram produtos de qualidade a um custo mais baixo, reduzindo assim o desperdício eletrônico.

Vai comprar um novo produto eletrônico?

É possível que, ao falar de obsolescência programada, você já esteja considerando ter que trocar de smartphone, smart TV ou qualquer outro produto eletrônico. Se esse é o caso, saiba que você também pode adotar práticas que ajudam a reduzir a obsolescência programada. Por exemplo, cuide bem dos dispositivos, realize as atualizações de software e faça manutenções periódicas para poder prolongar a vida útil desses dispositivos. Além disso, pesquisar antes de fazer uma compra também pode te ajudar a escolher um produto que realmente valha a pena.

E você, já se sentiu frustrado com a obsolescência programada dos dispositivos eletrônicos?