A Guardian Agriculture foi a primeira empresa, com autorização do FAA (Federal Aviation Administration), a realizar um voo comercial com seu drone elétrico. Chamado de SC1, o drone criado pela companhia estadunidense é classificado como um eVTOL (electric vertical take-off and landing ou aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical) e tem como objetivo pulverizar plantações de forma sustentável.

SC1, drone elétrico autônomo da Guardian Agriculture

Primeiro drone elétrico autônomo eVTOL ganha aprovação da FAA para operar nos EUA. Fonte: Guardian Agriculture
Primeiro drone elétrico autônomo eVTOL ganha aprovação da FAA para operar nos EUA. Fonte: Guardian Agriculture

O primeiro protótipo do drone da Guardian Agriculture surgiu em 2018 e era capaz de usar uma carga útil de 189 litros e hélices de 2 metros. Sem dúvidas ele era grande e era maior do que o necessário para o público-alvo, mas demonstrou uma boa escalabilidade, de acordo com a empresa.

Chamado de Eva, o segundo protótipo foi criado em 2019 e foi o primeiro a ser testado no campo. Com ele, foram realizados testes de confiabilidade, padrão de pulverização, usabilidade e precisão para vários tipos de culturas e ambientes.

Após diversos testes, muito foi aprendido com a criação do Eva (2º protótipo). O resultado disso foi a criação do SC1, a terceira geração do drone da Guardian Agriculture, que trouxe melhorias consideráveis em segurança, desempenho e confiabilidade. Seus voos de certificação da FAA aconteceram no final de 2020 obtendo seu primeiro SAC-EC (special airworthiness certificate ou certificado especial de aeronavegabilidade).

No dia 24 de abril de 2023, a Guardian Agriculture obteve autorização da FAA para operar nos EUA, tornando-se o primeiro eVTOL comercialmente autorizado no país.

Sobre o eVTOL Guardian SC1

O eVTOL SC1 da Guardian Agriculture possui uma bateria de 9,1 KWh e quatro hélices de 1,8m alimentadas por um motor elétrico de 40 hp. O drone elétrico autônomo é capaz de de cobrir 16,18 hectares (40 acres) por hora, considerando a carga e o tanque de pulverização cheio. A capacidade do tanque é de 76 litros.

drone elétrico autônomo eVTOL
Drone elétrico autônomo eVTOL SC1 da Guardian Agriculture. Fonte: Guardian Agriculture

A cobertura a ser feita pelo drone é totalmente programável, com possibilidade de salvar a rota para repeti-la mais vezes. Não é necessário nenhum controle manual, pois o Guardian SC1 utiliza sistema RTK/GNSS para geolocalização.

Drone elétrico autônomo eVTOL SC1 da Guardian Agriculture. Fonte: Guardian Agriculture
Drone elétrico autônomo eVTOL SC1 da Guardian Agriculture. Fonte: Guardian Agriculture

Os valores para o drone elétrico autônomo da Guardian Agriculture inicial em US$ 119 mil. Segundo a empresa, foi obtido mais de US$ 100 milhões em pedidos do drone e as entregas devem ser realizadas ainda em 2023.

Sobre a Guardian Agriculture

Fundada por Jeff Feldman Sparks e Adam Bercu em 20217, a Guardian Agriculture foi criada com o objetivo de criar tecnologias baseadas em veículos elétricos, IA (inteligência artificial) e dinâmica de voo. A primeira oportunidade encontrada pela empresa foi na agricultura e assim surgiu a ideia de criar um drone elétrico que realizasse tarefas de forma autônoma para aumentar os lucros e operar de forma sustentável ao mesmo tempo.