O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) poderá ser sacado pelos trabalhadores com contas ativas e inativas a partir do dia 20 de abril de 2022. Será possível sacar até R$ 1 mil das contas do fundo.

O FGTS é um direito que todo trabalhador com carteira assinada possui. Em geral, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) só pode ser sacado em situações específicas como:

  • Demissão sem justa causa
  • Compra da casa própria
  • Aposentadoria

Embora o FGTS normalmente possa ser sacado nas situações acima, há exceções. Recentemente o governo publicou uma Medida Provisória liberando um "saque extraordinário". De acordo com a medida, a partir de hoje (8 de abril de 2022), o trabalhador já poderá conferir o valor que poderá sacar e a data que o dinheiro será liberado. Para saber estas informações, basta acessar o app do FGTS ou o site (via navegadores como, por exemplo, Chrome, Firefox, Edge e Opera).

Como consultar o FGTS através do site

Para conferir o valor que poderá sacar e a data que o dinheiro será liberado, o trabalhador deverá acessar o site da Caixa Econômica e informar o NIS (PIS/Pasep), número que está na carteira de trabalho e também em extratos. Para acessar, é possível usar a Senha Cidadão. Caso você não saiba a senha, há a opção de criar uma nova, porém é necessário informar o NIS.

Como consultar o FGTS através do aplicativo

Para conferir o valor que poderá sacar e a data que o dinheiro será liberado, o trabalhador deverá baixar o aplicativo do FGTS. Clique na versão adequada para o seu celular abaixo para realizar o download e instalação do app.

Passo a passo para solicitar o saque do FGTS:

Passo 01: Realizar o download do app FGTS e inserir as informações de cadastro; Ir na opção "Meus saques" e selecionar "Outras situações de saque — Calamidade pública" — acessar a cidade;

Passo 02: Encaminhar os seguintes documentos: foto de documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade;

Passo 03: Selecionar a opção para creditar o valor em conta CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou outro banco e enviar a solicitação;

Atenção: Não há a cobrança de taxas para realizar a transferência de valores do FGTS.

Segundo a Caixa, serão liberados aproximadamente de R$ 30 bilhões para cerca de 42 milhões de trabalhadores.

Calendário com as datas para o saque do FGTS

Confira abaixo o calendário com as datas para realizar o saque do FGTS.

Mês de nascimento Quando receberá
Janeiro 20 de abril
Fevereiro 30 de abril
Março 4 de maio
Abril 11 de maio
Maio 14 de maio
Junho 18 de maio
Julho 21 de maio
Agosto 25 de maio
Setembro 28 de maio
Outubro 1 de junho
Novembro 8 de junho
Dezembro 15 de junho

O que achou da medida próvisória feita pelo governo para o saque do FTGS? Estava precisando muito do dinheiro neste momento? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião sobre essa oportunidade rara que está acontendo.