A Realme aproveitou o palco do MWC 2022 para apresentar sua nova tecnologia para recargas ultra rápidas. A empresa já vinha demonstrando grande interesse nesta área, mas agora apresentou grandes melhorias em relação a sua tecnologia chamada UltraDart Charge, que agora ganhou suporte à potência de 150W. Segundo a fabricante, com essa tecnologia é possível garantir 50% da capacidade em apenas cinco minutos na tomada.

Diante de tanta potência, é normal que alguns se perguntem se é seguro utilizar esse recurso, visando os possíveis riscos de incêndio devido ao aquecimento natural do produto, ou degradação acelerada na bateria carregada. Para evitar essa situação, a fabricante também trouxe a "UltraDart Charging Architecture (UDCA)", ferramenta que deve equilibrar a velocidade ultra rápida de carregamento com a temperatura do dispositivo, impedindo que sequer ultrapasse os 43 °C.

Realme UltraDart garante 50% de carga em 5 minutos

Um dos grandes avanços que a Realme tem trabalhado é no tempo de recarga, com a tendência de ser cada vez menor. Neste caso, por exemplo, ela garante 50% da capacidade com apenas cinco minutos na tomada. Isso não quer dizer então, que a carga completa se dará em dez minutos, já que por motivo de segurança, a empresa implementou um recurso que diminui a velocidade de carregamento após o tanque completar metade da capacidade.

Diferencial do Realme UltraDart Charge de 150W (Crédito: Realme/Reprodução)
Diferencial do Realme UltraDart Charge de 150W (Crédito: Realme/Reprodução)

Essa função é responsabilidade do recurso Ultra Battery Protection, implementado com arquitetura UDCA que impede que o lítio perca rapidamente sua capacidade de reter energia, e mesmo que ele supere mil ciclos de carga, se manterá com pelo menos 80% da capacidade.

Quando será lançada?

Embora já tenha sido apresentada durante o MWC 2022, a estreia da tecnologia UltraDart Charge de 150W deve acontecer mais tarde, possivelmente junto o lançamento do Realme GT Neo 3, dispositivo que ainda não teve sua data de lançamento revelada, mas de acordo com os rumores mais recentes, está próximo de acontecer.