A Cent, empresa que ajudou Jack Drosey a leiloar um NFT de seu primeiro tweet por US$ 2,9 milhões, comunicou que está interrompendo grande parte de suas transações para resolver um grande problema que está havendo no mercado de tokens não fungíveis. Segundo o site Reuters, a Cent parou que usuários comprassem e vendessem a grande maioria dos NFTs no dia 6 de fevereiro devido ao aparecimento de tokens falsos ou plagiados.

O CEO e fundador da Cent, Cameron Hejazi, disse à Reuters:

"Há um espectro de atividade que está acontecendo que basicamente não deveria estar acontecendo - tipo, legalmente."

Segundo Cameron, a Cent até tentou banir os atores responsáveis pela venda de NFTs falsos e plagiados, porém ele diz que é como se a empresa estivesse tentando bater em um jogo de toupeira.

"Toda vez que baníamos um, outro surgia, ou mais três surgiam."

OpenSea diz que mais de 80% dos NFTs criados através de sua ferramenta continham irregularidades

Em janeiro de 2022, a OpenSea, um dos maiores marketplaces de NFTs do mundo, informou que mais de oitenta por cento dos tokens não fungíveis (NFTs), criados a partir de sua ferramenta de criação gratuita, eram plágios, coleções falsas e spam. O comunicado veio após a tentativa da empresa de limitar o número de usuários de NFTs que poderiam criar tokens gratuitamente. Entretanto, após voltar atrás na decisão, a companhia disse que estava trabalhando para desenvolver soluções para impedir usuários mal-intencionados.

Controle de plágios, conteúdos falsos e spam na Web3

Durante a entrevista com a Reuters, Cameron Hejazi diz:

"Acho que este é um problema bastante fundamental com a Web3."

Segundo Cameron, a Cent irá procurar introduzir controles centralizados para facilitar a reabertura do mercado de NFTs. Com o tempo, a companhia possui planos para lançar soluções mais descentralizadas para resolver o problema.

O que é a Web3?

A Web3 envolve tudo o que está explodindo no momento no comércio digital: criptomoedas e NFTs. Entenda em nosso artigo o que o metaverso, os tokens não fungíveis e as moedas digitais têm a ver.

Fonte: Reuters