A Prefeitura de Uberlândia realizou, pela primeira vez, uma reunião de trabalho do Executivo municipal dentro do Metaverso, espaço virtual criado pela Meta (antigo Facebook). A informação veio através do próprio site da prefeitura da cidade de Uberlândia, onde foi dito que o prefeito Odelmo Leão conversou com um dos fundadores da startup Sapiens Agro utilizando o Horizon Workrooms, ambiente virtual criado pela Meta.

Prefeitura de Uberlândia faz sua 1° reunião no metaverso

Para que o Horizon Workrooms funcione, é necessário utilizar o sistema de realidade virtual como o Quest 2, criado pela Meta. Foi assim que ocorreu a reunião entre a Sapiens Agro, empresa focada em predição de commodities que utiliza inteligência artificial como auxílio, e a Prefeitura de Uberlândia.

Prefeito Odelmo Leão utilizando o Quest 2. Fonte: Prefeitura de Uberlândia
Prefeito Odelmo Leão utilizando o Quest 2. Fonte: Prefeitura de Uberlândia

Tecnologia promissora, mas ainda há muito o que melhorar

A ideia e tecnologias utilizadas para que o metaverso funcione, é promissora. Entretanto, visivelmente há muito o que melhorar. Como você pode conferir no vídeo abaixo, há muitos travamentos, erros de movimentos e queda de frames por segundo.

O que é o Metaverso?

O Metaverso nada mais é que um mundo virtual com diversos ambientes virtuais onde os usuários poderão, segundo a empresa, reunir-se com amigos e família, trabalhar, aprender, brincar, fazer compras e criar. Cada pessoa poderá criar seu próprio ambiente ("home", em inglês, ou "casa", em português), inserindo/criando objetos, músicas, imagens, praticamente qualquer coisa que puder ou quiser ter.

Além disso, cada usuário terá um avatar, imagem que será exibida dentro do Metaverso. É possível caracterizar o personagem da maneira como quiser, incluindo formas encontradas somente em obras de ficção científica ou fantasia.