Com a popularização dos tokens não fungíveis (NFT) e dos jogos play-to-earn, a Square Enix, uma das maiores empresas de jogos do mundo, decidiu revelar qual é a visão e investimento da empresa nesta área e outras relacionadas como, por exemplo, o metaverso. O CEO da Square Enix, Yosuke Matsuda, publicou uma carta no início deste ano dizendo o que ele espera para 2022, onde um dos pontos foram os populares NFTs.

Yosuke Matsuda acredita que 2022 será um ano de forte crescimento para o metaverso e ao mesmo tempo a sociedade irá começar a incorporar, de forma lenta, os mundos virtuais com a capacidade de conectar as pessoas de uma forma mais imersiva. Além disso, o CEO da Square Enix crê que a tecnologia de realidade estendida, o uso cada vez maior da nuvem e a internet móvel 5G irão possibilitar a existência do metaverso.

Metaverso e os NFTs

Embora os jogadores utilizem os jogos para "diversão", Yosuke acredita que com o crescimento do metaverso, os NFTs e criptomoedas, haverá diversos títulos que irão incorporar estes universos. O CEO da Square Enix diz:

"Sei que algumas pessoas que "jogam para se divertir" e que atualmente formam a maioria dos jogadores expressaram suas reservas em relação a essas novas tendências, e isso é compreensível. No entanto, acredito que haverá um certo número de pessoas cuja motivação é "jogar para contribuir", ou seja, ajudar a tornar o jogo mais emocionante. O jogo tradicional não oferece nenhum incentivo explícito a este último grupo de pessoas, que foram motivados estritamente por sentimentos pessoais inconsistentes como boa vontade e espírito voluntário. Este fato não é alheio às limitações do UGC (user-generated content ou conteúdo gerado pelo usuário) existente. O UGC foi criado unicamente devido ao desejo de autoexpressão dos indivíduos e não porque qualquer incentivo explícito existia para recompensá-los por seus esforços criativos.

No entanto, com os avanços nas economias simbólicas, os usuários receberão incentivos explícitos, resultando não apenas em uma maior consistência em sua motivação, mas também criando um lado positivo tangível para seus esforços criativos. Acredito que isso fará com que mais pessoas se dediquem a esses esforços e a maiores possibilidades de os jogos crescerem de maneiras empolgantes. Desde se divertir até ganhar dinheiro e contribuir, uma ampla variedade de motivações irá inspirar as pessoas a se envolverem com os jogos e se conectarem umas com as outras. São os tokens baseados em blockchain que permitirão isso (criptomoedas e NFTs). Ao projetar economias de token viáveis ​​em nossos jogos, permitiremos o crescimento autossustentável dos jogos. É precisamente esse tipo de ecossistema que está no coração do que chamo de "jogos descentralizados", e espero que isso se torne uma grande tendência nos jogos daqui para frente."