O primeiro SMS (Short Message Service) da história foi vendido como um NFT (Token Não Fungível) por 107 mil euros pela Vodafone, empresa de telefonia britânica. O NFT garantirá a propriedade de uma réplica única e detalhada do protocolo de comunicação original da primeira mensagem de texto transmitida. Já o dinheiro obtido no leilão promovido pela Vodafone, será doado para o United Nations High Commissioner for Refugees (UNHCR), chamado em português de Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR).

A primeira mensagem de texto do mundo foi enviada na rede Vodafone e recebida por Richard Jarvis, funcionário da Vodafone. Através do Short Message Service, foi enviado uma mensagem escrita que continha a felicitação "Merry Christmas" (feliz natal, em inglês). O 1º SMS do mundo foi enviado no dia 3 de dezembro de 1992 e foi leiloado no dia 21 de dezembro de 2021.

O que são NFTs?

Os NFTs (non-fungible tokens ou tokens não fungíveis) são tokens únicos não divisíveis conectados a algum item ou arte do mundo real que é vendido como propriedade digital exclusiva. Quando dizemos tokens não fungíveis, quer dizer que não é possível ter uma quantidade do mesmo, pois são únicos. Também não é possível dividi-los em parcelas como uma criptomoeda ou a nossa moeda, onde temos os centavos. Quando é possível dividir e ter uma diversos tokens do mesmo, quer dizer que se tem algo fungível, ou seja, as criptomoedas são uma espécie de token fungível.

Sobre o United Nations High Commissioner for Refugees, ou UNHCR

O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) é uma agência da ONU criada com o objetivo de assegurar e proteger os direitos das pessoas em situação de refúgio no mundo. A Assembleia Geral das Nações Unidas e o Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC) são os responsáveis pela administração da ACNUR. Ela auxilia aproximadamente 67 milhões de pessoas no mundo e conta com mais de 460 escritórios em 130 países.