Recentemente a Sony publicou um novo vídeo de demonstração de seus sensores IMX500 que utilizam inteligência artificial. A novidade já está sendo testada em Roma, na Itália, e é a base da ideia de "Cidades Inteligentes" ("Smart Cities") criada pela japonesa.

Os sensores IMX500 foram anunciados pela primeira vez em maio de 2020, onde a Sony afirmou que eram os "primeiros sensores com visão inteligente com processamento de inteligência artificial". Segundo a desenvolvedora japonesa de sensores de imagem, o processamento de IA ocorre dentro do próprio sensor, sem a necessidade de conexão com a internet, reduzindo assim a latência, o consumo de energia e os custos de comunicação.

De acordo com a Sony, normalmente o processamento de vídeo com uma IA acontece através do envio individual de dados de cada uma das saídas para o processador, o que torna difícil para utilização em transmissões em tempo real. Quando se integra o sistema de IA ao próprio sensor de imagem, todo o processo lógico de inteligência artificial ocorre em cada quadro do vídeo no ponto de captura, deixando o rastreamento de objetos em tempo real mais eficiente, melhor e mais confiável.

Sony e Envision fazem parceria para aplicar o experimento

Os sensores da Sony estão sendo utilizados em parceria com a Envision na cidade de Roma. A Envision é uma empresa com foco em sustentabilidade, casas inteligentes, cidades inteligentes e serviços públicos inteligentes e mais. Todo o trabalho feito por essa empresa é realizado com o objetivo de se obter mais informações sobre a cidade, processá-las e através dos dados obter a solução para os problemas.

Como funciona

Abaixo, há um vídeo de demonstração feito pela Sony onde é mostrado câmeras estrategicamente posicionadas que utilizam o sensor IMX500. Através do sensor, é possível utilizar machine learning e redes neurais (neural networks), além de fornecer, através da conexão com a internet, dados aos cidadãos sobre a área em que estão se deslocando. Com esta tecnologia é possível auxiliar na procura de vagas para estacionamento, realizar ajustes quando um acidente de trânsito ocorrer e reduzir incidentes com pedestres, entre outras funções. As possibilidades proporcionadas por essa tecnologia podem auxiliar significativamente na mobilidade urbana dos cidadãos e na gestão do trânsito, tornando o deslocamento e utilização das vias mais eficiente.

Vídeo incorporado do YouTube

Poluição tende a diminuir com tecnologia

Com um trânsito mais eficiente, a poluição gerada nas ruas tende a diminuir, algo positivo para o meio ambiente urbano. Entretanto, alguns podem pensar que a privacidade pode ser prejudicada, mas a Sony afirma que as câmeras não gravam nenhuma imagem ou vídeo, apenas metadados.