Segurança enquanto navegamos na internet é essencial para que o usuário não sofra imprevistos com o funcionamento de sua máquina ou com o vazamento de dados. Pensando nisso, o Google sempre procura manter seus programas atualizados. Entretanto, mesmo que haja um trabalho intenso para evitar vulnerabilidades, por vezes acontecem algumas falhas de segurança que acabam passando despercebidas. Recentemente o Chrome sofreu com uma vulnerabilidade e passou por uma atualização de emergência chamada de "zero-day".

Recentemente o Google disponibilizou a atualização 91.0.4472.101 para o seu navegador Chrome nas versões para desktop e Android. Neste update é corrigido diversas falhas de segurança, onde uma delas é a CVE-2021-30544, um exploit de zero-day.

Não se sabe exatamente como a exploração da vulnerabilidade que causou a atualização ocorre, mas os pesquisadores de segurança Rong Jian e Guang Gong dizem que o update "Zero-day" veio para evitar uma falha de uso na engine Javascript V8, mais especificamente no BFCache, a forma como o Chrome armazena as páginas da web em cache. Através deste problema, um invasor pode controlar o sistema remotamente caso o usuário entre em um site mal-intencionado utilizando um código arbitrário.

Como atualizar o Chrome

Segundo o Google, a vulnerabilidade de seu navegador está sendo utilizada atualmente na internet e você deve atualizar o quanto antes o browser. Embora o seu computador ou celular busquem de forma automática as atualizações, é interessante forçar de forma manual o update do navegador. Confira abaixo o passo a passo para a versão desktop e mobile (Android).

Atualizando manualmente o Chrome versão desktop:

Passo 01: Clique no menu de três pontos verticais em cima no lado direito do navegador.

Passo 02: Vá com a seta do mouse até "Ajuda".

Passo 03: Selecione "Sobre o Google Chrome".

Atualizando manualmente o Chrome versão mobile Android:

Passo 01: Abra o app Play Store no celular.

Passo 02: Selecione a sua foto de perfil em cima do lado direito (ao lado da barra de pesquisa).

Passo 03: Localize a opção "meus apps e jogos"

Passo 04: Toque em "Atualizar tudo".