Já pensou em ouvir música com uma boa qualidade em sua sala sem nenhuma caixa de som aparente? Não, eu não estou falando de modelos de alto-falantes que encaixam no teto ou nas paredes, é algo mais além. Uma empresa britânica chamada Zuma quis criar uma experiência totalmente diferente e desenvolveu o que ela chama de o "primeiro produto de alto desempenho do mundo que combina áudio e luz para oferecer aos usuários uma experiência incrível de imersão".

Chamado de Zuma Lumisonic, o produto desenvolvido pela empresa inglesa possui um compacto alto-falante bidirecional, um amplificador classe D e uma luz LED embutida. Feito para instalar no teto, o Lumisonic é de fácil fixação e possui comunicação sem fio. A empresa afirma que a solução é capaz de oferecer uma experiência de áudio quase invisível aos olhos do ouvinte.

Confira abaixo um vídeo de instalação do Lumisonic:

O desenvolvimento da solução integrada de caixa de som e iluminação demorou 3 anos e foi feito através de uma equipe liderada pelo famoso designer industrial Morten Warren (CEO e fundador da Zuma). Após a criação do projeto, foi apresentado ao engenheiro acústico da Vivid Audio, Laurence Dickie, o criador do elogiado par de caixas Bowers & Wilkins Nautilus.

Luminária caixa de som Zuma Lumisonic. Fonte: Zuma
Luminária caixa de som Zuma Lumisonic. Fonte: Zuma

Como é o funcionamento?

Por ser uma luminária, a projeção do som é na vertical e isso é feito através de um driver coaxial de duas vias de 75W. Pensando na forma como a onda se propaga, é provável que você terá de pensar no material do piso do cômodo onde você está instalando o produto.

O seu controle do Lumisonic pode ser feito através de seu aplicativo ou via assistente de voz virtual (Alexa somente no lançamento). O app permite realizar combinações com a iluminação e o som para trazer um clima diferente ao ambiente, são mais de 1000 tons de cores produzidos pela lâmpada LED.

Aplicativo da luminária caixa de som Zuma Lumisonic. Fonte: Zuma
Aplicativo da luminária caixa de som Zuma Lumisonic. Fonte: Zuma

A Zuma promete implantar ainda neste ano funcionalidades envolvendo sensores de movimento, alarme de fumaça e sistemas de segurança. Isso será possível pois a empresa já incorporou estas tecnologias ao produto.

Conectividade

Em termos de conectividade, o Lumisonic possui Bluetooth 4.2, suporte ao AirPlay 2 e ao Spotify Connect (entenda o que é esta funcionalidade do serviço de streaming aqui). Além disso, seu sistema é capaz de fazer a leitura de arquivos WAV, ALAC e FLAC de até 24 bits/192Khz.

Lançamento e disponibilidade

A luminária caixa de som Zuma Lumisonic será lançada entre junho e agosto por 375 libras esterlinas. Abaixo um vídeo sobre como o produto foi pensado.

Vídeo incorporado do YouTube