Em 2016 uma empresa surgiu em Copenhagen, Dinamarca, com o objetivo de combater o desperdício de alimentos no mundo. Para isso, ela desenvolveu um aplicativo chamado Too Good To Go, que informa aos consumidores onde há alimentos que serão desperdiçados em restaurantes, padarias e supermercados locais, fazendo com que os produtos sejam vendidos até um terço do preço de tabela.

A proposta e a aplicação da dinamarquesa foram tão bem-feitas que fez com que o serviço se expandisse rapidamente para 14 países, chegando até aos EUA, um grande consumidor de produtos e gerador de desperdício. Atualmente o app já conta com mais de 500 mil usuários no mercado dinamarquês e 37 milhões no mundo todo. Segundo a empresa, já foram economizadas cerca de 70 milhões de refeições no globo através das parcerias feitas com mais de 87 mil empresas locais de alimentos.

Aplicativo da Too Good To Go. Fonte: Too Good To Go
Aplicativo da Too Good To Go. Fonte: Too Good To Go

O site Fortune fez uma entrevista com a co-fundadora da Too Good To Go, Lucie Basch, e perguntou qual foi a inspiração para a criação da empresa.

"Um dia, eu estava passando por uma padaria e o padeiro estava jogando fora muitos produtos excelentes. Perguntei se poderia ficar com eles, mas o padeiro disse que não tinha permissão para doar a comida. Então eu paguei e ele acabou me dando três vezes mais do que eu paguei. Isso fez uma lâmpada acender. Isso é algo que pode acontecer todas as noites em qualquer loja de alimentos local. Já se passaram cinco anos desde aquele dia, e agora economizamos mais de 71 milhões de refeições, graças a este conceito super simples."

Como é feita a parceria com os estabelecimentos que trabalham com alimentos?

De acordo com a entrevista feita pela Fortune, para realizar as parcerias com os estabelecimentos que trabalham com alimentos é feita uma visita pessoalmente ao local, onde é acordado tudo nos mínimos detalhes, apresentando a proposta e os benefícios ao participar da iniciativa/serviço. Frequentemente os empresários de restaurantes, supermercados, cafeterias, entre outros, dizem que já estavam procurando uma solução como essa.

A intenção da empresa, de acordo com Lucie, é trabalhar "com qualquer estabelecimento que está jogando fora o excedente de comida na hora de fechar". Com isso, a empresa pretende fazer com que os lojistas lucrem com alimentos frescos e recuperem os custos operacionais com a venda de alimentos que seriam descartados.

O site da empresa Too Good To Go pode ser acessado aqui.

O que achou desta iniciativa da Too Good To Go? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!