Em 2020 a Google chegou a anunciar que o Gmail ganharia um chat para enviar mensagens instantâneas, além de salas de grupos. Atualmente o aplicativo do E-mail conta com a integração com as videochamadas, mas agora a empresa começou a disponibilizar o chat e as Rooms (salas) para todos os usuários. É importante salientar que estas funcionalidades já estavam disponíveis para clientes empresariais do serviço de e-mail.

Esta integração está acontecendo em um momento em que a Google pretende tornar o Gmail um local que unifica tudo o que o usuário precisa para o trabalho. O objetivo dos desenvolvedores da plataforma de e-mail é fazer com que as pessoas consigam fazer tudo em uma única página sem ter de ficar alternando entre janelas.

Gmail permite a edição de arquivos do Office diretamente no e-mail

Em dezembro de 2020 a Google anunciou a implementação do suporte a edição de arquivos do pacote Office, da Microsoft. Agora é possível editar, por exemplo, textos do Word que estão anexados ao e-mail. Embora o Google Workspace (antigo G Suite) já oferecesse a opção de edição de arquivos do Word, PowerPoint e Excel no e-mail, contas comuns não possuíam esta funcionalidade. Anteriormente, para os usuários comuns, era necessário salvar os documentos no Google Drive para realizar as edições necessárias para aí sim anexar depois ao e-mail.

Gmail agora tem 4 abas para unificar serviços

Com a nova implementação, o Gmail agora irá possuir quatro abas principais, o "Mail" (e-mails), o "Meet" (videochamadas), o Chat (mensagens instantâneas) e o "Rooms" (ambiente para a equipe trocar conversas, arquivos e atividades a serem cumpridas). Estas funcionalidades poderão ser acessadas na parte inferior do app para Android nos botões para as funções citadas.

É possível habilitar agora as novidades nas contas pessoais gratuitas do Gmail. Entretanto, as contas corporativas precisam de permissão dos administradores. Lembre-se de possuir a versão mais recente do aplicativo instalada em seu smartphone. Confira abaixo o passo a passo.

Como ter acesso ao Chat e ao Rooms no Gmail em smartphones Android

Passo a passo de como ativar o Chat e o Rooms no Gmail em celulares com sistema operacional Android:

Passo 01: Com o aplicativo do Gmail aberto, selecione o botão com 3 linhas horizontais em cima no canto esquerdo. Em seguida role para baixo e selecione "Configurações".

Passo 02: Selecione o e-mail que você quer ativar as novas funcionalidades.

Passo 03: Na seção "Geral" marque a caixa do "Chat (acesso antecipado)" para ativar as novas funções.

Como ter acesso ao Chat e ao Rooms no Gmail na plataforma Web (navegadores como Chrome, Firefox, Edge e Opera)

Passo a passo de como ativar o Chat e o Rooms no Gmail na plataforma Web (navegadores como Chrome, Firefox, Edge e Opera):

Passo 01: Selecione a engrenagem em cima no canto direito da tela e em seguida clique em "ver todas as configurações".

Passo 02: Selecione a guia "Chat e Meet".

Passo 03: Em "Chat" selecione "Google Chat (acesso antecipado)".

Lançamento e disponibilidade

Como foi dito acima, é possível ter o acesso antecipado ao Chat (mensagens instantâneas) e ao Rooms (ambiente para a equipe trocar conversas, arquivos e atividades a serem cumpridas) tanto no aplicativo para Android quanto na plataforma Web, via de navegadores como, por exemplo, Chrome, Firefox, Edge e Opera.