No final do ano retrasado, a Google revelou que estava desenvolvendo uma maneira melhor de organizar as páginas abertas. A solução encontrada pela empresa foi um layout em formato de grande que está começando a chegar agora para os usuários de smartphones Android.

O novo layout de grade do Chrome irá substituir o de páginas organizadas na vertical que ocupavam quase a tela toda do celular. Agora, cada guia possui um tamanho consideravelmente menor e é possível ver mais páginas ao invés de uma na frente da outra como é atualmente.

Agora, na grande maioria dos smartphones, o usuário poderá visualizar seis abas (guias) por vez sem precisar rolar. Com esta nova funcionalidade, os desenvolvedores aproveitaram para implementar grupos de páginas, bastando arrastar uma página sobre a outra para aglutinar. Outra forma de juntar os sites abertos é abrir o menu flutuante e selecionar "guias em grupo". Também é possível abrir uma nova guia dentro do grupo criado ao selecionar a opção "abrir uma nova guia no grupo".

Funcionamento do layout de guias do navegador Chrome para Android. Fonte: 9to5google

Como desativar a grade Grupos de guias do Chrome

É provavel que alguns usuários não gostem do novo layout devido ao costume de utilizar a interface anterior. No caso do iOS, a grade já existia faz algum tempo.

Atualmente, é possivel desativar a grade de abas colocando na caixa de texto do navegador o endereço abaixo, selecionando o menu suspenso e tocando em "desativado". Logo em seguida, você deverar selecionar o botão embaixo no canto direito para reiniciar o navegador.

chrome: // flags / # enable-tab-grid-layout

Como desativar a grade Grupos de guias do Chrome. Fonte: 9to5google

O que achou da novidade? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião