Recentemente um britânico recebeu uma prótese de braço baseada no clássico personagem do jogo Metal Gear Solid, Snake. Devido a sua genética, Daniel Melville nasceu sem sua mão direita e pensando nisso, a empresa Open Bionics teve a ideia de presenteá-lo, como uma forma de marketing, com seu novo braço biônico, o Hero Arm.

A criação deste modelo de prótese composta por antebraço e mão surgiu devido a uma parceria entre o estúdio responsável pelo desenvolvimento de Metal Gear, Konami, e a Open Bionics, uma empresa especializada em membros biônicos.

O Hero Arm foi feito para deixar os usuários que são fãs de HQs, games e filmes, estilosos, e da a opção de escolhas de designs inspirados em obras como Ironman, Star Wars, Frozen e mais recentemente, Metal Gear. Daniel foi o primeiro a utilizar o braço biônico baseado no protagonista Venom Snake, personagem principal de Metal Gear Solid V: The Phantom Pain. A prótese é leve, confortável, ergonômica e é capaz de segurar com destreza até um celular, talher ou caneta. Daniel diz:

"Isso é inacreditável - é tudo o que eu sempre quis de um braço biônico. 'Eu sou um jogador ávido e amo muito Metal Gear Solid e ter o braço de Snake na vida real é simplesmente insano."

Daniel Melville com o braço biônico Hero Arm baseado em Metal Gear Solid. Fonte: Open Bionics
Daniel Melville com o braço biônico Hero Arm baseado em Metal Gear Solid. Fonte: Open Bionics

O presidente da Konami, Takayuki Kubo, diz:

"Estamos muito entusiasmados em colaborar com a Open Bionics, que está na vanguarda da robótica. Ficamos empolgados em ver a estética icônica do Metal Gear de Venom Snake e seu braço biônico sair da tela e ganhar vida em uma fusão dinâmica de tecnologia e design que está mudando a vida de amputados de membros superiores em todo o mundo."

Sobre a Open Bionics, desenvolvedora do braço biônico de Metal Gear Solid

A empresa de próteses biônicas possui sede na cidade de Bristol, na Inglaterra, e utiliza-se de impressão 3D para fabricar peças sob medida para cada cliente que compra seus produtos. Todas as próteses permitem a troca da tampa que protege o membro biônico, oferecendo ao usuário a escolha de sempre trocar por uma proteção diferente para seu braço (no caso do Hero Arm).

Tampa do braço biônico Hero Arm baseado em Metal Gear Solid. Fonte: Open Bionics
Tampa do braço biônico Hero Arm baseado em Metal Gear Solid. Fonte: Open Bionics

A cofundadora da Open Bionics, Samantha Payne, diz:

"Estamos muito satisfeitos em oferecer isso aos nossos usuários e gratos à Konami por colaborar para tornar a ficção uma realidade. É pura alegria ver esta obra de engenharia e arte impactar a vida de uma pessoa."

Disponibilidade e preço

Segundo a Open Bionics, o Hero Arm é o braço biônico multi-grip mais acessível do mundo, custando £ 10.000. Atualmente a prótese está disponível para ser comprada e fabricada em clínicas localizadas nos EUA, Reino Unido, Irlanda, França, Espanha, Portugal, Austrália, Nova Zelândia, Holanda e Rússia. Para fazer o pedido, basta acessar este link.