No início deste mês, a Microsoft anunciou novos cursos gratuitos para ajudar a comunidade de professores. Como muitos profissionais da área da educação estão passando por muitas dificuldades com o ensino a distância, causado pela pandemia de Coronavírus, a desenvolvedora do Windows decidiu disponibilizar cursos de capacitação sem custo algum. Nestes cursos, os educadores irão aprender a lidar melhor com as ferramentas utilizadas nas aulas online, além de diversas dicas de organização e comunicação para esta difícil situação.

Para aprimorar as técnicas de ensino online neste momento de quarentena causado pelo COVID-19, a Microsoft disponibilizou diversos cursos gratuitos que irão "desde como promover uma sala de aula mais inclusiva até a personalização e automatização de tarefas cotidianas.". Confira abaixo todos os cursos oferecidos pela criadora do pacote Office (word, excel, power point etc.)!

Permanecendo conectado à aprendizagem remota por meio do Microsoft Teams e do Office 365. Aprenda a estabelecer rotinas e criar espaços de trabalho que promovam o ensino a distância. Clique aqui para iniciar o curso: Permanecendo conectado à aprendizagem remota por meio do Microsoft Teams e do Office 365.

Mantendo os alunos envolvidos: Construindo fortes conexões entre aluno e professor em um ambiente de aprendizagem remota. Dicas e truques para aprimorar sua aula. Clique aqui para iniciar o curso: Mantendo os alunos envolvidos: Construindo fortes conexões entre aluno e professor em um ambiente de aprendizagem remota.

Acessibilidade, educação especial e aprendizagem on-line: apoiando a igualdade em um ambiente de aprendizagem remota. Descubra maneiras de tornar o conteúdo acessível a todos os alunos ao explorar as ferramentas de acessibilidade criadas no Windows 10 e Office 365. Clique aqui para iniciar o curso: Acessibilidade, educação especial e aprendizagem on-line: apoiando a igualdade em um ambiente de aprendizagem remota.

Microsoft Exchange: Comunicação, gerenciamento de contatos e calendários. Traga mais colaboração entre professores, alunos e pais. Clique aqui para iniciar o curso: Microsoft Exchange: Comunicação, gerenciamento de contatos e calendários.

Microsoft SharePoint: Uma biblioteca virtual para a sala de aula. Aprenda a criar desde uma página de notícias a um site no qual você pode trabalhar de forma colaborativa com os alunos. Clique aqui para iniciar o curso: Microsoft SharePoint: Uma biblioteca virtual para a sala de aula.

Microsoft Power Automate: Personalização e automatização de tarefas cotidianas. Ganhe tempo para atividades mais estratégicas. Clique aqui para iniciar o curso: Microsoft Power Automate: Personalização e automatização de tarefas cotidianas.

Microsoft OneDrive: Espaço de armazenamento, recursos compartilhados e coautoria. Saiba como gerenciar um espaço de armazenamento, onde é fácil manter as informações organizadas, para ter acesso a qualquer momento e a partir de qualquer dispositivo. Clique aqui para iniciar o curso: Microsoft OneDrive: Espaço de armazenamento, recursos compartilhados e coautoria.

Introdução ao OneNote. Saiba mais sobre como desenvolver um caderno digital com os estudantes. Clique aqui para iniciar o curso: Introdução ao OneNote.

Bloco de notas do OneNote: Uma plataforma para professores e alunos. Aprenda a organizar, classificar e avaliar o trabalho do aluno com facilidade. Clique aqui para iniciar o curso: Bloco de notas do OneNote: Uma plataforma para professores e alunos.

Bloco de notas do OneNote para equipes de docentes: Ferramenta para colaboração entre professores. Aprenda a colaborar com colegas ou funcionários usando o caderno digital. Clique aqui para iniciar o curso: Bloco de notas do OneNote para equipes de docentes: Ferramenta para colaboração entre professores.

Aprendizado independente com a ferramenta de matemática no OneNote. Neste treinamento, os educadores aprendem como ensinar funções matemáticas por meio do caderno digital. Clique aqui para iniciar o curso: Aprendizado independente com a ferramenta de matemática no OneNote.

Integração do STEAM com Minecraft. Este curso compartilha dicas, conselhos e recursos para educadores iniciantes no Minecraft ou para aqueles que precisam se atualizar nos controles, na construção e em pontos básicos do jogo. Clique aqui para iniciar o curso: Integração do STEAM com Minecraft.

Instruções de salas de aula invertidas com o Gravador do PowerPoint. Saiba como fornecer conteúdo para os alunos consumirem fora da sala de aula para continuarem aprendendo fora do ambiente escolar. Clique aqui para iniciar o curso: Instruções de salas de aula invertidas com o Gravador do PowerPoint.

Empodere todos os alunos com uma sala de aula inclusiva. Compreenda a importância de personalizar a aprendizagem para criar um ambiente acessível a todos. Clique aqui para iniciar o curso: Empodere todos os alunos com uma sala de aula inclusiva

Desenvolvendo habilidades para o mercado de trabalho por meio do Office Online. Ajude seus alunos na preparação para a vida profissional. Clique aqui para iniciar o curso: Desenvolvendo habilidades para o mercado de trabalho por meio do Office Online.