Nos dias de hoje, não encontramos mais notebooks e computadores com unidades ópticas de CD/DVD. Mesmo assim, às vezes precisamos usar discos. A solução? Programas de montagem ISO. O formato ISO é utilizado para armazenar conteúdos de CDs/DVDs. Quando não temos a unidade física disponível ou um leitor físico, é aí que entra o software de montagem ISO.

Como funciona um programa de montagem ISO?

É bem simples: o programa de montagem ISO simula a presença de um disco no seu sistema. O Windows reconhece o arquivo ISO como um disco físico, permitindo a instalação de jogos, softwares ou drivers. Neste artigo, listamos os melhores softwares de montagem ISO para Windows 10 e 11 em 2024, com links para download.

WinCDEmu

Um dos melhores programas para montagem ISO é o WinCDEmu. É uma ferramenta totalmente gratuita - pode ser baixada e instalada em qualquer PC com Windows. A melhor parte é que o WinCDEmu se integra bem com as opções do Windows, podendo ser facilmente acessado da área de tarefas ou do menu iniciar. Apesar da aparência simples, o WinCDEmu oferece suporte não apenas aos arquivos de imagem baseados em ISO, mas também a outros, como o CUE e NRG. Ao montar o disco, você também pode atribuir a letra da unidade, se necessário.


Virtual CloneDrive

Outra opção popular e confiável para a montagem de arquivos ISO e outros tipos de imagens de CD é o Virtual CloneDrive. Este software suporta diversos formatos, incluindo ISO, CCD e oferece a capacidade de configurar até 8 unidades virtuais simultaneamente. Sua configuração, utilização e manutenção são simples, proporcionando uma experiência eficiente de montagem ISO. O Virtual CloneDrive é totalmente gratuito, eliminando preocupações com complicações.


DAEMON Tools Lite

O DAEMON Tools Lite é um programa versátil com recursos abrangentes para simulação de unidades virtuais. Mesmo com uma variedade de recursos internos, é fácil utilizar o DAEMON Tools para montar arquivos ISO. Para uso pessoal/doméstico, o programa é totalmente gratuito. A versão premium está disponível para aqueles que buscam funcionalidades adicionais. Notavelmente, o DAEMON Tools Lite suporta até 8 unidades virtuais, o que geralmente é suficiente. O processo de montagem é eficaz, e o sistema reconhece as unidades sem problemas.


DVDFab Virtual Drive

Concluímos a lista com o DVDFab, disponível à partir do Windows Vista até o 11, o DVDFab é capaz de emular até 18 unidades de DVD ou Blu-Ray ao mesmo tempo, sendo especialmente útil para usuários avançados. O programa oferece várias configuraç~eos para otimização de desempenho e, apesar de seus recursos avançados, o DVDFab é gratuito. Comparado aos outros programas dessa lista, destaca-se por uma interface simplificada e um processo de configurações intuitivo.