Hoje foi implementado pela Google em seu app de geolocalização, o Google Maps, a funcionalidade de mostrar rotas utilizando bicicletas compartilhadas, assim como os pontos de armazenamento e a quantas unidades em cada um deles. A função funciona oferecendo informações para se chegar a pé ao ponto de armazenamento de bicicletas compartilhadas mais próximo e a melhor rota para seguir após retirar uma bicicleta.

A novidade já está presente em Nova York e Londres e ela surge em um momento onde as pessoas estão procurando um meio para se locomoverem de forma sustentável e distante durante a pandemia de Coronavírus (COVID-19). Segundo a Google, desde o mês de fevereiro houve um aumento de 69% na utilização do Google Maps para obter rotas para andar de bicicleta, chegando até a bater um recorde de solicitações de rotas de bicicleta no mês passado.

A nova ferramenta de rotas para bicicletas no Google Maps surgiu através de uma parceria entre o aplicativo e a Ito World, serviço criado para encontrar bicicletas disponíveis para utilização.

Lançamento e disponibilidade

De acordo com o Google, a funcionalidade chegará nas próximas semanas para 10 cidades: Chicago; Cidade de Nova York; a área da baía de São Francisco; Washington DC; Londres; Cidade do México; Montreal; Rio de Janeiro; São Paulo; e Taipei e New Taipei City. A empresa complementa ainda dizendo que mais cidades serão adicionadas nos próximos meses.

Google Maps utiliza agora o Live View AR para deixar localização mais precisa

Recentemente o Google incluiu o recurso Live View para calibrar a localização do usuário. De acordo com a Google, o "GPS fica aquém" em locais urbanos com muitos prédios causando interferência. A solução encontrada pela empresa para determinar onde o usuário está se utiliza da câmera do smartphone e dados do Street View. Confira mais detalhes sobre a novidade aqui.