Recentemente a TIM excluiu a Huawei de uma licitação de fornecimento de equipamentos 5G para implementar em sua estrutura na Itália e no Brasil de acordo com o site Reuters. Na lista de fornecedores de dispositivos para realizar a transmissão do sinal de internet móvel 5G estão: Cisco, Ericsson, Nokia, Mavenir e Affirmed Networks.

Na Itália, as informações vazadas dizem que a exclusão da Huawei faz parte da "política de diversificação dos fornecedores.". Até o momento, representantes da chinesa desenvolvedora de smartphones na Itália se recusaram a comentar sobre o assunto. O Oficina da Net chegou a entrar em contato com a empresa no Brasil, mas ainda não obteve respostas.

Em resposta a Reuters, a Tim disse que:

"A empresa passará por seu processo de compra, guiada como sempre por critérios de qualidade e preços competitivos, aplicando as regras definidas pelas instituições brasileiras."

Ainda foi dito pela fonte com conhecimentos sobre o assunto que dependendo das condições do mercado, será feito um segundo leilão de equipamentos 5G no Brasil assim que novas frequências forem leiloadas pelo governo. As frequências têm previsão para serem leiloadas em 2021.

A Huawei realizou testes do 5G com sucesso no Brasil através das principais operadoras do país, inclusive com a TIM. Já a Claro, inaugurou na semana passada a primeira rede 5G DDS do Brasil nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

É interessante salientar que a TIM Participações está listada na bolsa de valores do Brasil e possui investidores minoritários que podem influenciar no processo de expansão da rede 5G no país.

O que achou da decisão tomada pela Tim com a Huawei? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!