O programa Microsoft Word é um programa que faz parte do pacote Microsoft Office e para consegui-lo é necessário pagar uma versão fechada chamada Office Home & Student, onde é feito um pagamento único, ou realizar uma assinatura anual do Microsoft 365 Personal (antigo Office 365 Personal). Entretanto, saiba que é possível abrir arquivos de documentos do Microsoft Word nos formatos DOCX e DOC sem a necessidade te ter o software instalado em seu computador.

Há diversas maneiras de acessar documentos do Word em um PC com sistema operacional Windows sem a necessidade de instalar o Microsoft Word. Confira abaixo:

Baixe o Word Mobile no Windows 10

Sim, é possível baixar através da Microsoft Store (loja de aplicativos do Windows 10) o app Word Mobile mesmo tendo sido desenvolvido inicialmente para o Windows 10 Mobile. Entretanto, essa versão feita para smartphones e tablets permitem somente a exibição de arquivos (não é possível editar). O programa é gratuito e pode ser executado tanto em notebooks quanto em desktops com Windows 10 (clique aqui para fazer o download).

Microsoft Store - Loja de aplicativos do Windows 10.

Abra o Microsoft Word Online no site do OneDrive

É possível exibir e editar um documento do Microsoft Word através do OneDrive, um serviço de armazenamento de arquivos na nuvem, como o Google Drive. Para isso, será necessário um navegador qualquer (Firefox, Chrome, Edge etc.) e criar uma conta Microsoft aqui. Após realizar o login em sua conta, basta acessar o site do OneDrive aqui e arrastar o arquivo para a página do serviço, como você pode conferir na imagem abaixo.

Site do OneDrive, serviço de armazenamento de arquivos na nuvem da Microsoft.

Instale o LibreOffice

Existe um programa gratuito chamado LibreOffice que suporta a exibição e edição de arquivos do Microsoft Word. Embora não seja idêntico (obviamente), é uma excelente alternativa para aqueles que não podem ou não querem investir no pacote Microsoft Office. Para realizar o download do software acesse este link.

Utilize o Google Docs

Uma alternativa, para abrir um arquivo docx ou doc (extensão do Word), é utilizar a plataforma de armazenamento na nuvem da Google, o Drive. Para acessar o Drive, será necessário criar uma conta Google aqui.

Após logar em sua conta, acesse o Drive aqui e realize o upload do documento do Microsoft Word (arraste o arquivo para a página aberta no navegador, assim como no site do OneDrive). Com o arquivo no Drive, basta selecioná-lo para abrir através do Google Docs, programa para escritório gratuito para navegadores do Google.

Após selecionar para abrir o arquivo, clique em "Open with Google Docs".

É possível também acessar documentos do Microsoft Word através de smartphones e tablets com sistema operacional Android ou iOS. Confira abaixo como fazer.

Instale o app Office

É possível baixar em seu tablet ou smartphone o app gratuito Office para visualizar documentos do Microsoft Word. Faça o download do aplicativo para Android aqui e do iOS aqui.