Você pode pensar que quase ninguém usa o aplicativo de mensagens instantâneas Telegram, mas saiba que o app alcançou recentemente a marca de 400 milhões de usuários! Embora ainda falte um longo caminho para chegar nos 1,6 bilhão de cadastros do WhatsApp, aos poucos o software desenvolvido por Pavel Durov vai conquistando o seu lugar no mercado com um diversas inovações (algo que não posso dizer do concorrente atualmente). É importante lembrar que o Telegram foi lançado em 2013 (7 anos atrás), enquanto o WhatsApp foi lançado em 2009 (4 anos antes).

De acordo com o Telegram, todos os dias são criados 1,5 milhões de novos usuários no aplicativo. Além disso, app ganhou 100 milhões de novos utilizadores do ano passado para este ano, indo de 300 para 400 milhões. A plataforma possui diversas funcionalidades como pastas, armazenamento em nuvem e compatibilidade com computadores, sendo ideal para quem está trabalhando em Home Office.

Aumento do número de usuários do Telegram com o passar dos anos. Fonte: Telegram
Aumento do número de usuários do Telegram com o passar dos anos. Fonte: Telegram

O Telegram é o app mais baixado em mais de 20 países, há uma migração considerável de usuários para o app. Os desenvolvedores do aplicativo no início queriam levar liberdade e qualidade para os utilizadores. A popularidade crescente da plataforma está provando cada vez mais que é o que as pessoas querem. Entretanto, ainda há muito o que melhorar, e a equipe da empresa anseia sempre por mais.

Neste ano de 2020, devido a quarentena forçada devido a disseminação do Coronavírus (COVID-19), muitas pessoas passaram a usar chamadas de vídeo e agora este modo de comunicação está mais popular que as mensagens. Por conta desta situação, os desenvolvedores do Telegram se comprometeram aprimorar esta função no app e oferecer chamadas de vídeo seguras e com boa experiência de uso ainda este ano.

Modo Quiz melhorado nas enquetes

Nesta última atualização, as enquetes com quiz ganharam um aprimoramento. Agora é possível adicionar explicações que apareceram conforme os usuários escolherem alguma opção. Desta forma, eles poderão aprender enquanto se divertem tentando acertar as opções. Há também a possibilidade de adicionar um timer (contador regressivo) para as perguntas, onde haverá uma animação para que os usuários saibam quanto tempo falta.

Modo Quiz melhorado nas enquetes. Fonte: Telegram
Modo Quiz melhorado nas enquetes. Fonte: Telegram

Mais facilidade para achar novas maneiras de se expressar com a biblioteca de 20.000 Stickers do Telegram

Além de novos stickers, foi adicionado um novo diretório de stickers, para facilitar encontrar novos para utilizar. Basta selecionar a seção de stickers e selecionar "+". Também é possível buscar uma coleção de stickers específica, caso queira, através da barra de buscas localizada em cima.

Mais facilidade para achar novas maneiras de se expressar com a biblioteca de 20.000 Stickers do Telegram. Fonte: Telegram
Mais facilidade para achar novas maneiras de se expressar com a biblioteca de 20.000 Stickers do Telegram. Fonte: Telegram

Novo Menu de Anexo

No app do Telegram para Android foi reformulado o menu para anexar alguma informação externa ao texto como imagens, áudios, localização, arquivos de texto etc.

Novo Menu de Anexo. Fonte: Telegram
Novo Menu de Anexo. Fonte: Telegram

Novo sticker animado aleatório

Para se juntar ao dado adicionado na atualização passada, foi implementado o um alvo e dardos para jogar e tentar acertar no centro.

Novo sticker animado aleatório. Fonte: Telegram
Novo sticker animado aleatório. Fonte: Telegram