Não é porque utilizamos relógios em nossos pulsos há cerca de 500 anos que este será o melhor lugar. De acordo com uma startup que projetou uma pulseira para smartwatches, existem formas de tornar o uso de wearables mais ergonômico.

A empresa responsável por criar um novo conceito de utilização de relógios chama-se ErgoBand. A ideia consiste em utilizar a pulseira do relógio na mão ao invés do pulso. O ângulo que o relógio fica é mais prático para a visualização de informações e acaba com a dor que alguns sentem quando apoiam seus antebraços em superfícies, pressionando a pulseira no pulso.

Visualizando o relógio enquanto anda de bicicleta. Fonte: indiegogo
Visualizando o relógio enquanto anda de bicicleta. Fonte: indiegogo

O site Forbes entrou em contato por e-mail com o designer-chefe da ErgoBand, Masood Razavi, e obteve a seguinte resposta:

"Girar o pulso para usar os recursos do smartwatch por um longo tempo pode ser irritante para algumas pessoas, incluindo aquelas que sofrem de problemas no pulso. Este produto ergonômico, com seu design exclusivo, minimizou a rotação do pulso."

Embora a proposta de ergonomia seja boa e provavelmente sirva para quaisquer situações, o objetivo principal da criação da pulseira foi para a utilização em esportes. Segundo os desenvolvedores do produto, a maneira como o relógio fica posicionado na mão facilita a visualização das informações devido a inclinação natural, não havendo a necessidade de torcer o pulso para ver a tela. Esta facilidade e perfeita para, por exemplo, corredores e ciclistas. Outra possibilidade interessante, segundo a empresa, é utilizar a pulseira ao dirigir, pois não é necessário fazer qualquer movimento para conseguir acessar as informações do relógio.

Visualizando o relógio enquanto dirige o carro. Fonte: indiegogo
Visualizando o relógio enquanto dirige o carro. Fonte: indiegogo

A pulseira ErgoBand foi criada pela SmartlyHub, empresa de design e desenvolvimento localizada em Vancouver, Canada. A companhia conseguir arrecadar aproximadamente US$70000 através de campanhas de financiamento coletivo nos sites Kickstarter e Indiegogo.

É possível comprar a pulseira no site Indiegogo por US$149. A empresa ainda está oferecendo frete grátis tanto para quem reside nos EUA quanto para quem mora em qualquer país do mundo.