Hoje, teremos um espetáculo no céu, a superlua rosa irá iluminar a paisagem noturna. Às 15h08 (horário de Brasília), a Lua irá ficar a 356907 quilômetros da Terra, uma distância menor que o normal, fazendo com que ela se mostre para nós de maneira maior e mais brilhante.

O satélite natural da Terra entrará em fase de cheia as 23:35 caso queira ver ele em seu auge. Emily Drabek-Maunder, da Universidade de Greenwich, explicou que a superlua rosa poderá ser vista durante toda a noite.

"O legal da superlua é que você é capaz de vê-la a noite toda. Você será capaz de vê-lo a noite toda e seu ponto máximo será em torno das 3h35. Ela não irá se por até o sol nascer amanhã de manhã, por volta das 7h."

Porque a superlua rosa não é rosa?

A lua infelizmente não ficará rosa, de acordo com o astrônomo citado acima. Ele explica que:

"A lua do "primeiro de abril" é sempre apelidada de lua rosa, por conta de certas espécies de flores, comuns na América do Norte, florescem nesta época, criando campos rosados."

Porque as superluas ocorrem?

As superluas ocorrem devido a orbita realizada pela lua não ter o formato de um círculo perfeito. Na verdade, a orbita tem a forma de uma elipse (formato de um ovo, por exemplo). Ou seja, vai haver momentos em que a lua estará mais próxima da Terra, que é exatamente agora, neste mês de abril.

A denominação Perigeu é dada para quando a Lua está em sua menor distância entre a Lua com a Terra, já apogeu é o contrário, é quando a Lua está a uma distância maior em relação ao planeta. Geralmente, o perigeu ocorre quando a Lua está a uma distância de aproximadamente 362.600 Km da Terra e o apogeu a uma distância próxima de 405.400 km.

A nomenclatura "superlua" não é um termo técnico da astronomia e sim uma denominação popular. A primeira vez que surgiu este nome foi no ano de 1970, dito pelo norte americano Richard Nolle, onde, de acordo com ele, trata-se de "uma Lua nova ou cheia que ocorre quando a Lua está na ou próxima (a pelo menos 90%) de sua maior proximidade da Terra".

Está ansioso para ver a superlua? Comente abaixo e compartilhe conosco as suas ideias e experiências.