Nesta semana, o clássico programa de edição de imagens, Photoshop, está completando 30 anos! Mesmo após três décadas, o software continua sendo relevante como plataforma de tratamento de figuras, com grande utilização no meio profissional. Segundo Scott Belsky, diretor de produtos da Adobe, o programa conta mensalmente com aproximadamente 20 milhões de usuários ativo (considerando somente o Photoshop Express).

Adobe planeja expandir o Photoshop para outras plataformas mobile

Após a estreia de uma versão do programa em forma de app para iPad no ano passado, a companhia pretende expandir sua presença para outras plataformas mobile desenvolvendo aprimoramentos em Inteligência Artificial (IA). A empresa também lançou, a pouco tempo, o aplicativo chamado Fresco, um programa voltado para pintura no iOS, capaz de dizer se uma foto foi manipulada ou não.

Em comemoração aos trinta anos do Photoshop, a empresa está disponibilizando novas ferramentas, que se utilizam de IA, nas versões para desktop e iPad. Para isso, o software utiliza-se da ferramenta Sensei, lançada em 2016.

Novidades no Photoshop Express em comemoração aos 30 anos

Dentre as novidades, uma que chegará em breve será a possibilidade de preenchimento com reconhecimento de conteúdo para vários objetos de uma só vez. Através desta nova ferramenta, será possível remover objetos e preencher o espaço com o fundo utilizado (baseado na sua seleção). Exemplo: Na imagem abaixo temos uma folha verde que foi removida e ao mesmo tempo o espaço vazio foi substituído de forma automática o fundo do sorvete de cor rosa.

Funcionalidade de preenchimento com reconhecimento de conteúdo. Fonte: thenextweb
Funcionalidade de preenchimento com reconhecimento de conteúdo. Fonte: thenextweb

Outra novidade é o aprimoramento da função de desfoque de lente que aceita fotos com o mapa de profundidade. Esta nova funcionalidade depende somente do processamento da GPU (a CPU não é utilizada), oferecendo desta forma, segundo a empresa, uma sensação mais realista.

Haverá também a opção, para os usuários do app no iPad, do modo escuro, para que se tenha menos consumo da bateria e seja mais confortável de trabalhar.

Não se sabe ainda quando as novas funcionalidades serão disponibilizadas.

Confira abaixo uma demonstração da primeira versão do Photoshop:

O que você achou da comemoração dos trinta anos do Adobe Photoshop? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!

Fonte: The Verge, TheNextWeb