Esta semana a NASA anunciou que o projeto do avião supersônico silencioso X-59 concluiu o seu desenvolvimento e já está pronto para a montagem final. O intuito da criação da aeronave, de acordo com a empresa aeroespacial americana, é para a criação de novas tecnologias que poderão ser utilizadas na próxima geração de supersônicos comerciais. Segundo os gerentes seniors, a aprovação para a próxima fase ocorreu no dia 12 de dezembro, após a realização da revisão pela gerência na sede da NASA em Washington, DC.

Avião supersônico silencioso X-59 é capaz de gerar um ruído menor que o bater de uma porta de carro

Especificações do avião supersônico silencioso X-59. Fonte: NASAaero (Twitter)
Especificações do avião supersônico silencioso X-59. Fonte: NASAaero (Twitter)

O X-59 tem previsão para voar no ano de 2021 e está sendo construído na fábrica Lockheed Martin's Skunk Works em Palmdale, Califórnia, através de um contrato de US$247,5 milhões somando custo + incentivo. Ao ser concluído, o avião será capaz de voar a uma altitude de 55 mil pés (17000m) com uma velocidade de Mach 1,27 (1512Km/h) e um nível de decibéis percebidos (Perceived Level decibel ou PLdB) de somente 75dB (quase o barulho de uma porta de carro se fechando).

X-59 será utilizado para reescrever os regulamentos ambientais americanos

Avião supersônico silencioso X-59. Fonte: NASAaero (Twitter)
Avião supersônico silencioso X-59. Fonte: NASAaero (Twitter)

Mas se você acha que o objetivo do X-59 só se limitará a demonstrar novas tecnologias aeronáuticas, está enganado, pois os seus desenvolvedores pretendem utilizar-se de sensores especiais para reunir dados durante o voo da aeronave para gravar dados técnicos e avaliar a reação das pessoas ao avião. Através dos dados coletados, tem-se a intenção de reescrever os regulamentos ambientais americanos que foram escritos pela primeira vez na década de 1970.

A previsão para a finalização da montagem final é para o final do ano de 2020, com o primeiro voo sendo feito em 2021.

O que achou das capacidades do avião supersônico silencioso X-59 desenvolvido pela NASA? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!

Fonte: NASA, newatlas