Os óculos de realidade virtual (VR) prometem uma imersão em jogos maior, conseguindo por vezes enganar os nossos sentidos. Mas atualmente, a tecnologia não está sendo somente utilizada para games, mas para muitas outras aplicações como, por exemplo, o aumento da produção de leite. Uma empresa de pecuária leiteira russa quis levar a tecnologia para o campo, com o intuito de induzir as suas vacas a produzirem mais leite.

Foi feita uma adaptação no sistema dos óculos de realidade virtual para que o dispositivo se encachasse melhor na cabeça das vacas e a tela ficasse na posição correta dos olhos do animal. Os aparelhos receberam reproduções de imagens de planícies com grama durante o verão. Através das imagens, os pesquisadores pretendem induzir a vaca a reduzir seus níveis de stress e ansiedade para produzir mais leite.

Com a utilização dos óculos de realidade virtual, mesmo que o dia esteja nublado ou que o animal esteja em um local muito apertado, com muitos animais a sua volta, a vaca só verá um pasto bonito reluzindo com a luz do dia. Os experimentos ocorreram na fazendo RusMoloko, localizada no distrito de Ramensky, em Moscou.

Vaca utilizando o óculos de realidade virtual. Fonte: Ministry of Agriculture and Food of the Moscow Region
Vaca utilizando o óculos de realidade virtual. Fonte: Ministry of Agriculture and Food of the Moscow Region

Com a utilização dos óculos de realidade virtual, mesmo que o dia esteja nublado ou que o animal esteja em um local muito apertado, com muitos animais a sua volta, a vaca só verá um pasto bonito reluzindo com a luz do dia. Os experimentos ocorreram na fazendo RusMoloko, localizada no distrito de Ramensky, em Moscou. Os primeiros testes indicaram um estímulo positivo, causando um "bom clima emocional do rebanho como um todo".

Serão realizados mais exames de forma mais extensa para detectar melhor os efeitos da utilização dos óculos virtuais a longo prazo. Os desenvolvedores da nova aplicação almejam expandir seu projeto, caso os resultados venham a ser positivos de fato.

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Fonte: BBC