As festas de final de ano estão chegando, e com elas muitos fogos de artifício serão soltados durante as comemorações. Apesar de ser um espetáculo e tanto assistir aos fogos, há quem ache o extremo oposto, os animais de estimação. Para eles, ao invés de ser um momento de felicidade e apreciação, é um show de terror, causando medo e desespero. Alguns bichinhos chegam até a sofrer sérias reações de seus corpos, tamanho o stress gerado pelo barulho e luzes.

A Ford, após implementar a tecnologia de cancelamento de ruído ativo no seu SUV, o Edge, acabou percebendo que ela poderia ser implementada na moradia de nossos companheiros, os cachorros e gatos. A tecnologia de cancelamento de ruído ativo foi desenvolvida inicialmente para fones de ouvido, onde há microfones externos e internos para captar os sons, gerar uma onda inversa e emiti-la para o ambiente, gerando o silencio (se quiser saber mais sobre como funciona, acesse este artigo).

O gerente de marca da Ford Europa, Lyn West, disse:

"Nós nos perguntamos como as tecnologias que usamos em nossos carros poderiam ser aplicadas para ajudar em outras situações. Os cães poderiam desfrutar de celebrações mais tranquilas da véspera de Ano Novo através da aplicação do nosso sistema Active Noise Control? Temos mais algumas ideias em andamento sobre como nossa vida cotidiana pode se beneficiar de um pouco de know-how da Ford"

A casinha desenvolvida pela Ford conta com uma cortiça de alta densidade para isolar a estrutura acusticamente de qualquer ruído externo e conta com um sistema de cancelamento de ruído ativo. O cancelamento de ruído entra em ação ao detectar ruídos que possam irritar os cães ou gatos, como os fogos de artifício. Isso é possível graças a microfones instalados na parte externa da moradia do animal de estimação, que detectam o som gerado, passa o sinal para um processador, que gera um sinal inverso da onda sonora e emitem essa onda através de alto-falantes, resultando no silêncio.

Por enquanto, a nova invenção que promete ajudar os animais de estimação ainda é um protótipo, mas esperamos que em breve ela seja comercializada. Essa é uma das diversas iniciativas da Ford em que são aplicadas tecnologias utilizadas em seus automóveis para solucionar problemas do nosso dia a dia. Fique atento para mais novidades e nos acompanhe! Estamos sempre em busca de inovações para apresentá-las a você, leitor.

Gostou da notícia? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!

Fonte: Ford