A fabricante de carros Ford em conjunto com a Agility Robotics está desenvolvendo uma solução de entrega automatizada utilizando veículos autônomos e um robô para realizar entregas de encomendas.

O robô criado para fazer parte do sistema de entregas inteligente chama-se Digit e possui câmeras e sensores ópticos LiDAR para detectar o ambiente a sua volta e contornar possíveis obstáculos. A máquina humanóide além de possuir um sistema interno para controle de si próprio se comunica por transmissão sem fio com o veículo de transporte que possui um sistema de computação para auxiliar no processamento de dados.

Através dos sensores e processamento de dados avançado, o robô consegue transitar de forma eficiente sem um sistema independente computacional de acordo com a Ford.

Robô Digit desenvolvido em parceria com a Ford
Robô Digit desenvolvido em parceria com a Ford

Nosso objetivo principal ao trabalhar com os robôs é garantir que eles sejam seguros, confiáveis e capazes de interagir com as pessoas de modo inteligente. Nessa parceria com a Agility, buscamos determinar como nossos carros autônomos podem operar com o Digit da melhor forma e entender as vantagens desse futuro método de entrega.


O robô consegue se dobrar de tal forma que é possível transportá-lo sem maiores dificuldades na traseira dos veículos de transporte de encomendas. O robô é capaz de deslocar pacotes de até 18Kg, subir e descer escadas, andar em terrenos irregulares e sofrer pequenos impactos sem perder o equilíbrio como, por exemplo, no caso de uma pessoa esbarrar por acidente.