Volocopter e John Deere criam drone agrícola autônomo para pulverização de plantações

A startup desenvolvedora de aeronaves autônomas Volocopter, revelou recentemente que está desenvolvendo um drone em parceria com a John Deere, fabricante de equipamentos agrícolas. Confira!

Por Tecnologia Pular para comentários
Volocopter e John Deere criam drone agrícola autônomo para pulverização de plantações

A startup desenvolvedora de aeronaves autônomas Volocopter, revelou recentemente que está desenvolvendo um drone em parceria com a John Deere, fabricante de equipamentos agrícolas. O objetivo das duas empresas é o desenvolvimento de um drone para aplicações agrícolas, mas não pense que é uma aeronave para tarefas em pequena escala, o projeto é mais ambicioso do que parece.

A desenvolvedora alemã de drones resolveu participar de um projeto ambicioso juntamente com a norte americana fabricante de equipamentos agrícolas. O objetivo das empresas é o desenvolvimento do Volodrone, um drone capaz de realizar a pulverização de grandes plantações de maneira autônoma. A aeronave possui 18 hélices e um motor totalmente elétrico, proporcionando uma autonomia de 30 minutos de voo. A máquina é capaz de transportar até 200Kg e é possível programá-lo para seguir uma rota pré-determinada ou pilotá-lo de maneira remota, através de um controle, caso seja necessário.

VoloDrone. Fonte: volocopter (Twitter)
VoloDrone. Fonte: volocopter (Twitter)

Para realizar a pulverização das plantações, a John Deere conectou ao VoloDrone um conjunto de pulverizadores e tanques no ponto de conexão de carga, que fica debaixo da parte central da estrutura da aeronave. Nos tanques anexados ao drone é possível abastecer com pesticidas, fertilizantes líquidos, agentes anticongelantes para evitar as adversidades do clima e muito mais. Ambas empresas acreditam que será possível também, no futuro, utilizar o drone para outras aplicações como, por exemplo, plantar sementes.

Pulverizadores do VoloDrone. Fonte: pulverizadores
Pulverizadores do VoloDrone. Fonte: volocopter (Twitter)

De acordo com a Volocopter, o VoloDrone apresenta inúmeras vantagens para a sua aplicação, pois ele consegue, por exemplo, em comparação com as máquinas agrícolas terrestres, ser mais econômico e mais preciso. A John Deere terá grande colaboração durante os testes, pois haverá pilotos especializados para manusear as aeronaves nas plantações e analisar como será o seu desempenho.

Fonte: TechCrunch

Compartilhe com seus amigos:
Comentários:
Carregar comentários