Na Futurecom 2019 foi possível ver como o 5G pode transformar o mundo de games. A Claro em parceria com diversas empresas de tecnologia, como Ericsson, Nokia, Intel, Sony Pictures, Huawei e Qualcomm, trouxeram o Cloud Gaming em 5G.

Se trata de um sistema de nuvem onde o próprio game sequer está presente no computador ou smartphone. Com a capacidade de rede 5G com baixíssima latência, cria-se a possibilidade de um verídico streaming de games.

Não apenas o sistema dispensa a necessidade de armazenamento interno ou mídia física, como também dispensa hardware. É possível assim jogar de smartphones e notebooks fracos internamente, uma vez que o game em si é processado por outra máquina e transmitido à nuvem, que por sua vez chega ao seu aparelho em si. Tudo que é feito no seu dispositivo são os comandos, que são recebidos e processador na máquina e servidor central e então o game é transmitido como um vídeo do Netflix para sua tela. Tudo isso graças a velocidade impressionante do 5G, cuja latência é quase nula.

A Ericsson, em parceria com a operadora Claro, levou à feira um jogo que demanda alta capacidade de processamento e resolução gráfica via smartphone. O Cloud Gaming operando sobre o 5G traz uma nova relação de conectividade móvel para jogos fora de um console.

A Nokia também entrou na parceria e trouxe uma comparação em tempo de real de uma competição entre 3 players com dispositivos distintos mais e menos potentes. Prova-se então como a performance é a mesma para todos.

Ainda com a Nokia, Intel e Sony Pictures, a Claro levou a conexão 5G para uma experiência de multiplayers e Realidade Virtual (VR), com o novo jogo Spider Man: Far From Home VR Experience, em que um jogador fica no estande da Nokia e o outro interagindo no espaço da Intel durante a feira, em tempo real.

As possibilidade do Cloud Gaming são infinitas, podendo se tornar um serviço real e acessível a partir do momento que o 5G se instalar de maneira difundida e estável no Brasil e no mundo.