A IDC Brasil, voltada para análise de mercado, realizou uma pesquisa recentemente sobre a quantidade de impressoras vendidas no segundo trimestre de 2019. Segundo a empresa, houve um crescimento de 3,3% neste mercado durante o período - quando comparado com os mesmos meses de 2018.

Vamos aos números: de acordo com a IDC, somente nos meses de abril, maio e junho de 2019, 656.537 impressoras e multifuncionais foram vendidas. Isso gerou uma receita de US$175,7 milhões - o que, por sua vez, representa uma queda de 1,1% em relação ao mesmo período de 2018.

O analista de mercado da IDC Brasil, Rodrigo Okayama, explicou esses dois fenômenos. Primeiramente, o aumento no consumo de impressoras se deu principalmente por três fatores: início do ano fiscal em abril por parte de muitas fabricantes, o potencial dos equipamentos Inkjet - tecnologias tanque e cartucho de tinta - que foram explorados com foco em pequenas empresas e o número de projetos e licitações, que este ano foi acima do esperado para o período.

Número de impressoras a laser vendidas foi menor quando comparado com o mesmo período de 2018 - isso explica a queda na receita do mercado.
Número de impressoras a laser vendidas foi menor quando comparado com o mesmo período de 2018 - isso explica a queda na receita do mercado.
Já a queda na receita do mercado se deu por conta da baixa quantidade de impressoras a laser vendidas - que são mais caras. Para efeitos de comparação, das 656.537 impressoras comercializadas, 39,8% são de cartucho de tinta, 39,7% de tanque de tinta, 20,3% a laser e apenas 0,2% de impressoras matriciais.

E quem são os consumidores?

De acordo com a IDC Brasil, o varejo foi responsável pelo maior número de vendas de impressoras no segundo trimestre de 2019. Foram 383.717 impressoras contra 244.469 do mercado corporativo.

Empresas
Fabricantes investiram em ações para impulsionar a venda de equipamentos cartucho de tinta com qualidade e preços baixos

"As fabricantes investiram em ações para impulsionar a venda de equipamentos cartucho de tinta com qualidade e preços baixos e, por conta disso, os modelos tanque de tinta venderam menos neste trimestre em especial. Além disso, houve queda na venda de equipamentos a laser no varejo, movimento que vem acontecendo nos últimos anos" explica Rodrigo Okayama.

Agora, a IDC prevê que o segundo semestre de 2019 será positivo, com um crescimento de 8,5%. A empresa alega que o mercado corporativo deve ter um bom desempenho e que haverá a recuperação da confiança de empresários - que por sua vez vão impulsionar investimentos.