No evento de hoje pudemos ver os novos dispositivos Surface, mas o que roubou a cena, foram dois novos dispositivos introduzidos a família.

O Surface Neo com suas duas telas, que estará à venda no final de 2020. E, com ele a Microsoft trouxe uma nova versão do Windows 10, Windows 10X.

A Microsoft diz que está anunciando hoje o hardware e o software para colocá-lo nas mãos dos desenvolvedores antes do lançamento.

Noticiamos aqui que o Windows 10 está em mais de 900 milhões de dispositivos e que a Microsoft estima que já no início de 2020 atingirá 1 bilhão de instalações.

Tanto com o Surface quanto com nossos parceiros de ecossistema, a empresa busca sempre reunir o melhor de hardware e software em experiências que atendam melhor às necessidades dos seus usuários.

Windows 10X para dispositivos com telas duplas redesenhado para entregar performance, usabilidade e autonomia de bateria.
Windows 10X para dispositivos com telas duplas redesenhado
para entregar performance, usabilidade e autonomia de bateria.

Hoje, em Nova York, a empresa mostrou seus novos dispositivos Surface todos com Windows 10, com exceção de dois dispositivos, um com Android e outros com o Windows 10X em um dispositivo de tela dupla, o Surface Neo.

As pessoas esperam mais flexibilidade em dispositivos mais portáteis, mas não abrem mão de desempenho e compatibilidade mas de uma forma simples, elegante e portátil.

O Surface Neo, teve atenção especial durante a apresentação e a integração entre hardware e software foi posto a prova, pois existem múltiplos formatos de uso, inclusive com acessórios.

Para isso a Microsoft trouxe o Windows 10X, que foi criado para permitir experiências únicas em PCs com tela dupla. Com um PC de tela dupla e o Windows 10X, as pessoas poderão fazer as coisas a qualquer momento e em qualquer lugar, de forma rápida.

As funções do Windows 10X não são somente visuais, elas vão além, de acordo com a posição da tela e dos programas abertos, é possível dividir a tela e usar dois programas lado a lado, além de detectar acessórios que modificam o conteúdo da tela, como o teclado magnético que ao ser posicionado sobre a tela, mostra uma espécie de tela secundária com atalhos personalizados e, ainda, quando posicionado sobre o teclado na parte de cima, cria uma superfície na tela como um touchpad.

Microsoft Surface Neo com Windows 10X
Microsoft Surface Neo com Windows 10X

Inúmeras são as possibilidades e reforça que o lançamento dele hoje, possibilitará aos desenvolvedores criarem soluções e até outros acessórios que permitam extrair o máximo do Windows X.

Existe ainda um grande diferencial, para quem já usa o Windows 10 não existe curva de aprendizado, afinal de contas é o Windows 10 que está ali, só que com funções que possibilitam utilizar de maneira mais eficiente as duas telas presentes no Surface Neo.

E o Windows 10X não chegará somente para entregar maior produtividade, o sistema foi redesenhado, trazendo melhor autonomia de bateria e processos Win32 em contêineres, além de oferecer experiências mais flexíveis com uma ampla variedade de tipos de entrada de hardware.