Os aspiradores inteligentes são uma mão na roda para muitas pessoas que não tem tempo para os afazeres domésticos, e uma verdadeira dádiva na limpeza da casa. Mas você já pensou em instalar o Spotify no seu aspirador de pó? Bem, um desenvolvedor chamado Eddie Zhang descobriu uma maneira de instalar o Spotify em seu Xiaomi Vacuum Cleaner.

Zhang mostra o recurso em um vídeo, usando o servidor de código aberto LibreSpot para controlar a música por meio de seu smartphone. O vídeo é curto, mas vemos a capacidade de pular faixas e controlar o volume.

A qualidade do áudio do aspirador de pó é muito ruim, como seria de esperar, mas o simples fato de estar funcionando é surpreendente. A ideia partiu de Eddie Zhang, que através do Raspotify, colocou o seu Xiaomi Vacuum Cleaner a tocar música do serviço.

O Raspotify

Eddie Zhang usou o Raspotify para executar o Spotify em seu aspirador de pó robô da Xiaomi, de primeira geração, que se assemelha ao iRobot Roomba. O Raspotify é um software de código aberto, e neste caso foi modificado para instalar o Spotify no Raspbian, um sistema operacional baseado no Debian para Raspberry Pi. Com essa configuração, o Spotify pode ser tocado nos "alto-falantes de qualidade terrível", segundo o próprio Zhang.

Xiaomi Vacuum Cleaner

O ruído do alto-falante embutido do aspirador Xiaomi certamente não agrada os audiófilos, mas é uma interessante possibilidade, haja visto que com esse método, seria possível hackear outros eletrodomésticos inteligêntes. E quem sabe as fabricantes não usem esse recurso e, com a inclusão de auto falantes mais poderosos, disponibilizar diversos eletrodomésticos com Spotify?

Você precisará fazer o SSH no diretório raiz do aspirador de pó e instalar o Curl e o Raspotify. Em seguida, será necessário criar um arquivo .config no Raspbian para instalar o Librespot, e iniciar a transmissão do Spotify cada vez que você liga o eletrodoméstico. Zhang criou um tutorial detalhado em seu blog para quem tiver interesse em fazer o mesmo.

Via XDA Developers