Hoje na IFA, o Google está anunciando um novo recurso para o Google Assistente: Modo Ambiente.

Em alguns smartphones e tablets Android, em breve, esse novo modo transformará esses dispositivos em algo como a exibição do Google Nest Hub (no Google Home Hub) quando encaixado.

Ele exibirá informações de agenda, previsão do tempo, notificações, lembretes, controles de música e controles domésticos inteligentes.

Assim como o display inteligente do Nest Hub, ele mostra automaticamente uma apresentação de slides da sua conta do Google Fotos.

Isso não é uma ideia nova. A Alexa está transformando tablets em pequenos dispositivos Echo há mais de um ano.

Modo Ambiente do Assistente do Google

A versão do Google funcionará em alguns tablets Lenovo e também nos dois próximos smartphones da Nokia. Você obterá muitos dos benefícios de um Nest Hub, mas em um dispositivo que você pode pegar e levar porque também é um tablet ou smartphone Android.

Novamente essa implementação como outras que envolvem o Google Assistente vem demonstrando certa duplicidade no software atual.

De certa forma assim como acontece no Google Auto, seria a meu ver, muito mais simples ter um aplicativo dedicado que se integrasse ao Google Assistente e entregasse visualmente a mesma interface gráfica e funções que já existem no Nest Hub.

O Google parece ter ainda mais anúncios a fazer na IFA 2019, principalmente relacionados ao suporte do Google Assistente em vários dispositivos de terceiros, de alto-falantes a fones de ouvido.

Existe ainda outro segmento voltado à Android TV com o uso mais integrado ao Google Assistente, além de mais integrações com produtos domésticos inteligentes de fabricantes como Bosch, Siemens, Electrolux e Nuki.

Fique ligado, o caminho para casa conectada e internet das coisas (IoT) está sendo trilhado rapidamente e parece que o Google quer entregar a solução completa com seu assistente.