Os bancos digitais vieram para ficar. Com inúmeras vantagens, quando comparados aos bancos tradicionais de agências físicas, estas novas instituições financeiras trazem mais praticidade ao dia a dia dos seus clientes, com a maioria das funções podendo serem feitas pelo smartphone ou computador. Aqui vamos analisar dois dos melhores bancos digitais do Brasil: o Nubank e o Banco Inter.

Ambos os bancos oferecem conta digital, aonde você pode guardar dinheiro, receber seu salário e pagar contas com muita facilidade, pelo próprio aplicativo do banco. Além disso, ambas instituições financeiras oferecem cartão de crédito sem anuidade e internacional integrado a conta. Outra pergunta que nos fazem é: É seguro abrir uma conta em banco digital?

Eu tenho conta nos dois bancos, e cartão de crédito dos dois também, e com base na minha experiência, irei comentar sobre as vantagens e desvantagens de cada um desses bancos, tanto da conta digital quanto do cartão de crédito.

Espero poder esclarecer suas dúvidas, e caso você queira saber como criar uma conta ou pedir cartão de crédito nessas instituições, também deixarei o passo a passo com os links necessários para que você comece a usar o Banco Inter ou o Nubank (ou ambos, se quiser).

Nubank

Nubank

O Nubank foi lançado em 2017, e no começo oferecia apenas o seu cartão de crédito digital internacional anuidade. A fintech se popularizou pela facilidade de usar, recursos únicos e bons limites de crédito.

Essa popularidade toda acabou dando a empresa a ideia de também oferecer uma conta digital, e assim surgiu a NuConta, que oferece transferências gratuitas para qualquer banco e a vantagem de fazer seus pagamentos pelo aplicativo no smartphone.

Banco Inter

Banco Inter

O Banco Intermedium, ou apenas Banco Inter, foi lançado em 1994, mas apenas 20 anos depois teve uma conta digital, sendo um dos pioneiros na modalidade no Brasil, tornando um dos primeiros bancos a oferecer o serviço online. O crescimento do Banco Inter mais considerável ocorreu desde 2017, e atualmente cerca de 2 milhões de clientes. O Banco segue tendo uma grande ascensão, sendo abertas mais ou menos 8,5 mil novas contas diariamente.

Conta corrente: Nubank X Inter

No que se refere às contas correntes, ambos os bancos oferecem ótimos serviços. A conta do Nubank parece mais clean do que do Banco Inter. Porém, o Banco Inter tem muito mais serviços, isso porque é um banco de verdade, e não uma startup de serviços financeiros, embora o Nubank esteja caminhando para oferecer mais serviços de banco.

O Banco Inter possui muitas modalidades de investimentos, incluindo LCI, LCA, CDB, tesouro direto e poupança, sem a cobrança de taxas. Outra vantagem é que o Banco Inter não possui taxas para fazer transações. As transferências são gratuitas e ilimitadas, assim como os saques. Já na NuConta você tem que pagar R$ 6,50 por saque.

O Banco Inter também conta com a possibilidade de empréstimo consignado, consórcio, financiamento imobiliário e seguros, que a conta digital do Nubank não tem. E o depósito de cheque por imagem é uma grande vantagem, basta você (no App do banco) digitalizar o cheque com sua câmera, e o valor entrará na sua conta após a compensação.

Sobre os canais de atendimento, o Nubank supera o Banco Inter com um atendimento rápido, fácil e prático. O Banco Inter também tem um atendimento digital, mas não tão eficiente quanto o do Nubank.

Vantagens da Nuconta:

  • Cobrança pelo WhatsApp.
  • Depósito por boleto ou TED.
  • Envio de boleto por e-mail.
  • Portabilidade de salário.
  • Rendimento no Tesouro Direto.
  • Pagamento de boletos sem taxas.
  • Ótimo suporte ao cliente.

Vantagens do Banco Inter

  • Empréstimos.
  • Financiamento imobiliário.
  • Possibilidade de investimentos.
  • Saque ilimitado e gratuito.
  • Deposito de cheque por imagem.
  • Depósito por boleto ou TED.
  • Pagamento de boletos sem taxas.
  • Portabilidade de salário.
  • Agendamento de pagamentos.

Conclusão: O banco Inter oferece a melhor conta digital, principalmente por causa dos saques gratuitos.

Cartão de crédito: Banco Inter X Nubank

O Banco Inter parece ser mais democrático com a liberação de crédito. Na verdade, pra mim foi bem fácil conseguir um cartão deles. Após alguns meses movimentando a minha conta corrente, solicitei um cartão de crédito e fui atendida.

Já no Nubank, eu tive mais dificuldades de conseguir o cartão de crédito. Foram muitas tentativas frustradas antes de finalmente ser aprovada. A verdade é que o Nubank é mais exigente quanto ao seu score de crédito, que é o meio do sistema financeiro informar à instituição você é ou não um bom pagador.

Quanto ao limite, o Nubank parece ser mais generoso com os seus clientes. Se você pagar em dia sua fatura, é usar todo ou quase todo o seu limite, seu limite será aumentado progressivamente e rapidamente.

Já o Banco Inter parece não gostar muito de aumentar o limite de seus clientes. Eu tenho o cartão da instituição há cerca de 1 ano e ainda não houve nenhum aumento, embora minha movimentação tenha aumentado consideravelmente.

Conclusão: O Nubank oferece a melhor cartão de crédito devido aos limites.

Como se tornar cliente?

Para abrir uma NuConta, basta baixar o App no seu smartphone (Android e iOS) ou no site, e fazer o cadastro. Porém, para obter um cartão de crédito, é necessário passar por uma análise de crédito antes de ser aprovado, que levará em conta se o seu CPF está livre de dívidas e se você tem um bom histórico financeiro.

No Banco Inter você também deverá baixar o aplicativo (Android e iOS) ou no site, e fazer um cadastro. A documentação é enviada pelo próprio App, através da câmera do seu smartphone. Assim como no caso do Nubank, o Banco Inter também faz uma análise de crédito antes de conceder o cartão de crédito internacional e sem anuidade.