De acordo com o The Verge, o último release da Canalys mostra que a gigante em buscas da internet, Baidu, agora se torna a segunda maior fornecedora de alto-falantes inteligentes no mundo. No segundo trimestre de 2019, os envios de alto-falantes inteligentes da Baidu chegaram a 4.5 milhões de unidades, ganhando uma parcela de 17,3% do mercado global e superando o próprio Google. No mesmo trimestre, os envios de alto-falantes da empresa chinesa cresceram 3,7% em comparação anual. No topo da lista ainda está a Amazon, que detém mais de 25% do mercado mundial e atingiu 6.6 milhões de unidades no segundo trimestre desse ano.

Os alto-falantes com inteligência artificial da Baidu roda em uma plataforma chamada DuerOS. A empresa inicialmente mirou mercados mais sofisticados e lançou o Raven H alto-falantes inteligente, desenhado pela empresa sueca Teenage Engineering. Entretanto, as vendas do produto não atingiram as expectativas. Não há muito tempo, a Baidu começou a vender dispositivos a preços mais acessíveis. Os alto-falantes pequenos da empresa custam somente 12 dólares, o equivalente a 50 reais. De acordo com Canalys, no primeiro trimestre desse ano a Baidu ultrapassou a líder Alibaba no mercado doméstico de alto-falantes inteligentes.

baidu

Baidu e o Google não são exatamente competidores diretos. Produtos da Baidu são somente vendidos domesticamente, enquanto do Google são vendidos globalmente. Porém, nesse passo não deve demorar muito para que a Baidu comece a visar o mercado internacional e competir com gigantes como Amazon e Google em alto-falantes inteligentes, principalmente com vantagens de preços.