Os híbridos do Surface Pro 5 e 6 estão sendo afetados por problemas de bateria, isso foi destacado pelo Windows Latest, que identificou várias postagens no fórum de suporte do Answers.com da Microsoft.

Algumas dessas postagens mostram uma série de reclamações recentes apontando o dedo para a atualização mais recente da Microsoft (agosto) para o Surface Pro 5 e 6.

Esta atualização de firmware específica deveria oferecer aos usuários melhor desempenho da bateria, mas pelo menos de acordo com os relatos, as coisas pioraram.

Microsoft Surface Pro 6
O tópico mais recente tem dois usuários divulgando suas queixas, dizendo que o Surface Pro 6 está perdendo 10 a 15% da bateria enquanto o dispositivo está desligado.

Um segundo usuário observa que, após a recente atualização de firmware de agosto, em um período de 24 horas, a bateria do Microsoft Surface Pro 6 está drenando 20% quando a máquina é desligada.

Em outro tópico, um usuário do Microsoft Surface Pro 5 observa que: "Minha bateria está enfrentando problemas significativos de capacidade. Uma carga completa dura no máximo 3 horas em carga normal (principalmente planilha, Word), que varia muito e está diminuindo."

O usuário acrescenta que: "Comecei a perceber problemas de autonomia da bateria após a última atualização".

Um MVP da Microsoft e um moderador voluntário muito ativo da Answers.com, Barb Bowman, respondeu dizendo: "Demoraram nove [meses na Microsoft] para reconhecer problemas de bateria no Surface Pro 3 e as correções não resolveram tudo. Esse problema está apenas começando. Eu continuo enviando um contato interno, mas sem respostas."

Mais adiante, Bowman acrescenta: "Vi mais do que alguns relatórios no SP2017 [Surface Pro 5] na semana passada que se parecem com os seus. Quando perguntei a um contato interno sobre isso, ele pediu que as pessoas usassem o Feedback Hub para relatar um problema e compartilhar o link em uma resposta aqui".

Isso indica que o problema é persistente após a atualização de firmware disponibilizada em agosto. O problema é relatado não só no fórum oficial mas também no Reddit. E, lá, ainda existe o relato de outro problema.

Devido a leitura incorreta do BD PROCHOT*, o dispositivo pode ficar preso a 400 MHz após a carga. Isso praticamente impossibilita o uso de um computador atualmente.

É nítido que o problema é seríssimo, visto que além de problemas de bateria, temos os relatos de redução de clock de processamento de maneira incorreta, fazendo com que o Surface Pro se torne praticamente um computador da década de 90.

No entanto parece que a Microsoft ainda não se pronunciou oficialmente sobre o problema, deixando os usuários bastante irritados.

* BD PROCHOT significa prochot bidirecional. PROCHOT significa processador quente, que é o sinal que é ativado dentro da CPU quando atinge aproximadamente 100C a 105C, dependendo do número do modelo. Esse sinal é o que inicia a regulagem térmica, para que a CPU possa diminuir a velocidade e evitar o superaquecimento.