A análise indicou que alguns softwares populares, amplamente considerados aplicativos de "baixa carga de CPU", freqüentemente faziam solicitações indiretas para o mais alto desempenho e estado de energia do processador.

A terceira geração dos processadores Ryzen foi projetada para ser extremamente sensível às solicitações de maior desempenho e isso vinha ocasionando comportamento fora do normal observado, com altas voltagens e maiores velocidades de clock nos utilitários de monitoramento.

A solução foi ajustar o plano de energia Balanceada dos AMD Ryzen para lidar com esses casos sobrecargas, sem alterar a capacidade do processador de responder a cargas de trabalho sustentadas, como jogos e criação de conteúdo.

Essa solução já está disponível para download em um novo driver de chipset (versão 1.07.29), incluindo um plano de energia balanceado AMD Ryzen atualizado que fornece a correção.

Os usuários da geração anterior de produtos AMD Ryzen não precisam deste ajuste, e o instalador do driver do chipset instalará o mesmo.

Software monitora, faz diagnóstico e possibilita o overclock
Software monitora, faz diagnóstico e possibilita o overclock

Após a atualização de drivers, você poderá através do AMD Ryzen Master, ver essas mudanças em ação, o AMD Ryzen Master também foi atualizado com novas metodologias de relatório de voltagem e temperatura que demonstram de forma mais realista o comportamento do processador. A versão mais atual também já está disponível para download.

Além disso, a atualização 1.07.29, contém uma solução beta que resolve os problemas relacionados com a exibição do jogo Destiny 2. Garantindo assim que os gamers possam voltar a jogar.

Uma solução mais abrangente no próximo AGESA 1003ABB ainda é necessária para outros softwares afetados pelo mesmo problema subjacente.

O AGESA 1003ABB aparecerá em BIOS de produção quando o fabricante tiver concluído o teste de controle de qualidade para garantir estabilidade e confiabilidade. Esse processo geralmente leva algumas semanas.

Finalmente, os BIOSes baseados no AGESA 1003ABB também resolverão os avisos de "Evento 17, WHEA-Logger" que aparecem no Registro de Eventos do Windows.

Faça o download do driver mais atualizado: Chipset Driver 1.07.29.xxx

Instale o Ryzen Master para monitorar seu computador: AMD Ryzen Master 2.0.1.1233