A Samsung, líder mundial em tecnologia avançada de memória, anunciou hoje (18) que começou a produzir em massa a primeira DRAM móvel LPDDR5 de 12Gb da indústria, que foi otimizada para permitir recursos de 5G e AI em futuros smartphones.

A nova memória para dispositivos móveis vem apenas cinco meses depois de anunciar a produção em massa do LPDDR4X de 12GB, reforçando ainda mais a linha de memória premium da empresa.

A Samsung também planeja iniciar a produção em massa de pacotes de LPDDR5 de 12GB no final deste mês, cada um combinando oito dos chips de 12Gb, em linha com a crescente demanda por maior desempenho de smartphones e capacidade de fabricantes premium de smartphones.

"Com a produção em massa do LPDDR5 de 12GB baseado no mais recente processo de classe de 10 nanômetros (nm) da Samsung, estamos entusiasmados por apoiar o lançamento dos smartphones 5G para nossos clientes em todo o mundo", disse Jung-bae Lee, executivo vice-presidente de Produto e Tecnologia DRAM, Samsung Electronics.

"A Samsung continua empenhada em introduzir rapidamente tecnologias de memória móvel de próxima geração que proporcionam maior desempenho e maior capacidade, à medida que continuamos a impulsionar agressivamente o crescimento do mercado de memória premium".

Graças à sua eficiência líder de mercado em velocidade e energia, a nova DRAM para dispositivos móveis da Samsung pode permitir que os smartphones de última geração aproveitem totalmente as capacidades de 5G e AI, como gravação de vídeo de altíssima definição e aprendizado de máquina, aumentando a vida útil da bateria.

DRAM móvel LPDDR5 de 12Gb
DRAM móvel LPDDR5 de 12Gb

A uma taxa de dados de 5.500 megabits por segundo (Mb / s), o LPDDR5 de 12 Gb é aproximadamente 1,3 vezes mais rápido do que a memória móvel anterior (LPDDR4X, 4266Mb / s) encontrada nos atuais smartphones de ponta.

Quando transformado em um pacote de 12GB, o LPDDR5 é capaz de transferir 44GB de dados, ou cerca de 12 filmes full-HD (tamanho 3,7GB), em apenas um segundo.

O novo chip também usa até 30% menos energia do que seu antecessor, integrando um novo projeto de circuito com clocking aprimorado, treinamento e recurso de baixo consumo de energia que garantem desempenho estável mesmo quando operando a uma velocidade incrivelmente rápida. 

Para gerenciar a capacidade de produção com mais flexibilidade, a Samsung está considerando transferir sua produção de 12Gb LPDDR5 para o campus de Pyeongtaek (Coreia) a partir do próximo ano, dependendo da demanda de clientes globais.

Após a introdução da DRAM móvel de 12Gb LPDDR5, a Samsung espera também desenvolver um LPDDR5 de 16Gb no próximo ano, para solidificar sua vantagem competitiva no mercado de memória global.