O Spotify está dando mais um passo na direção da monetização de seus negócios usando os podcasts: A nova função chega para possibilitar aos anunciantes a segmentação de seus ouvintes com base nos tipos de podcasts que eles ouvem.

A empresa diz que as marcas poderão alcançar os ouvintes do Spotify Free que transmitem categorias específicas de podcast, incluindo Comédia, Estilo de Vida e Saúde e Negócios e Tecnologia.

Esta opção está sendo disponibilizada em 10 países ao redor do mundo, incluindo EUA, Canadá, México, Brasil, Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Espanha e Austrália.

O Spotify compartilhou a novidade na última sexta-feira, mas não fez um anúncio mais amplo. Isso nos leva a crer que as mudanças chegarão aos poucos. Mas já é oficial.

Atualmente, a nova opção de segmentação de anúncios está sendo testada por várias marcas, uma delas é a Samsung, que está comercializando seus Galaxy Buds, e a 3M - patrocinadores oficiais do podcast Spotify Original, Dope Labs.

Divulgar produtos e serviços para um público que quer aquele tipo de produto é uma bela ideia
Divulgar produtos e serviços para um público que quer aquele tipo de produto é uma bela ideia

A novidade que permite a segmentação de anúncios é o mais recente de uma série de investimentos que a Spotify vem fazendo em seus negócios de podcast nos últimos meses, que incluíram ofertas de conteúdo exclusivo, aquisições e novos recursos.

A empresa comprou as empresas de podcast Gimlet, Parcast e Anchor por US$400 milhões e tem expandido sua linha de conteúdo exclusivo, que agora inclui programas como The Joe Budden Podcast, Stay Free: A história do confronto e Jemele Hill Is Unbothered e Amy Schumer Presents, entre outros.

Recentemente, também conseguiu um acordo com a produtora de Barack e Michelle Obama, Higher Ground, e na sexta-feira anunciou que a terceira temporada do podcast esportivo de Rob Riggle e Sarah Tiana, Riggle's Picks, será veiculada exclusivamente no Spotify.

De acordo com a Edison Research, 51% dos consumidores dos EUA ouviram podcasts em algum momento, e 62 milhões ouvem semanalmente.

No Spotify, as horas de consumo de podcast cresceram 250% em relação ao ano anterior em 2018, com 49% dos ouvintes da geração do milênio sintonizando a cada semana.

O Spotify também citou o relatório Global Ad Trends da WARC, que estimou que os podcasts poderiam responder por 4,5% dos gastos globais com publicidade em áudio até 2022, ou US$ 1,6 bilhão.

"Com o tempo, aspiramos a desenvolver uma solução de publicidade mais robusta para podcasts que nos permita incluir os recursos de segmentação, medição e relatório que temos para anúncios que acompanham outras experiências de conteúdo, como música e vídeo", disse um porta-voz.