O Assistente do Google já pode ajudar com a navegação no Google Maps, por isso, é mais fácil pesquisar lugares ao longo do seu trajeto ou adicionar uma nova parada enquanto você está em movimento.

Agora está integração está começando a ser lançado nos EUA, para o Waze, mas por enquanto somente em inglês.

Graças à sua comunidade de milhões de motoristas que contribuem com dados em tempo real a cada segundo, o Waze ajuda a escapar do tráfego, enquanto o Assistente permite que você reproduza músicas e podcasts, envie mensagens para seus amigos e ligue para sua família sem precisar sair da tela de navegação.

Muitos de seus recursos favoritos do Waze, como relatórios de tráfego, identificação de buracos ou verificação de rotas alternativas, também podem ser solicitados agora usando sua voz.

Waze com Google Assistent
Waze com Google Assistent

Basta dizer "Ok Google, evitar pedágios" ao navegar com o Waze, por exemplo e seu Assistente do Google ajudará a manter você conectado, informado e minimizando distrações enquanto estiver dirigindo, para que você possa manter as mãos no volante e olhos na estrada.

Dá pra perceber que a Google segue trabalhando em paralelo em ambos os aplicativos. Depois da compra do Waze, eu particularmente esperava que os aplicativos fossem fundidos em um só.

Independente disso, toda e qualquer adição de funcionalidade ajuda muito, principalmente quando é um aplicativo que auxilia no trânsito.