Na semana passada, informamos que o Google estava finalmente lançando recursos essenciais do Waze no Google Maps, incluindo indicação de limite de velocidade e alertas de radar de velocidade.

A empresa parece estar em uma onda de melhorias. Alguns usuários estão começando a ver uma opção oferecendo para exibir um velocímetro enquanto dirigem.

A nova funcionalidade pode ser ativada nas preferências do aplicativo em Configurações de navegação e exibirá um velocímetro no canto inferior esquerdo da tela ao usar orientação de direção.

O novo mostrador de velocidade é uma boa adição e aos indicadores já existentes no aplicativo, isso significa que o Google Maps agora mantém você ciente sobre sua velocidade. No entanto, a nova função não funcionará se você estiver usando o Android Auto.

Novo mostrador de velocidade está disponível somente em algumas regiões apenas
Novo mostrador de velocidade está disponível somente em algumas regiões apenas

Infelizmente, o velocímetro ainda não está disponível para todos, o novo mostrador deverá ser disponibilizado nas próximas atualizações do Google Maps.

Informações de usuários já mostram seu funcionamento na Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, República Tcheca, Finlândia, Alemanha, Índia, Holanda, Polônia, Portugal, Suécia, Taiwan, Reino Unido e EUA, o que provavelmente significa que o Google está optando por liberar a atualização aos poucos.

Embora toda inclusão de caráter informativo seja boa, questiono o fato, visto que o próprio veículo tem o seu mostrador e é nele que devemos confiar, é lá que a real velocidade do veículo está sendo mostrada. Mas seria interessante ver a velocidade ao andar de bicicleta.

Aqui no meu smartphone a função ainda não está disponível. No seu Google Maps, o mostrador de velocidade aparece?