Nesta semana, na Computex, dezenas de novos novos Notebooks e PCs foram apresentados e, com eles, o Windows.

Muitos deles com novos designs, exclusivos, com telas duplas, entre outras coisas. Estamos em uma era de mudanças para os PCs com Windows, e isso é ótimo.

Mas não é apenas o hardware que está mudando, o software também. Com o Windows Core OS sendo desenvolvido de maneira silenciosa desde 2017, tudo indica que em breve, a Microsoft finalmente pode estar começando a construir uma narrativa para a chegada do novo sistema operacional.

Tudo indica que o projeto iniciado em 2017, chegará em breve aos PCs, Notebooks e dispositivos móveis.
Tudo indica que o projeto iniciado em 2017, chegará em breve aos PCs, Notebooks e dispositivos móveis.

Em um post no Blog do Windows, a Microsoft descreve um sistema operacional novo e moderno projetado para rodar em dispositivos móveis, como notebooks, tablets dobráveis, PCs de tela dupla e muito mais.

Embora não seja mencionado pelo nome, a Microsoft provavelmente está se referindo ao Windows Lite, já que é a versão do Windows Core OS que está sendo criada para esses tipos de dispositivos. É uma versão nova, moderna e leve do Windows projetada com a frente e o centro da web.

"Esse ecossistema requer um sistema operacional que possibilite as experiências básicas que os clientes esperam de seus dispositivos, como atualizações contínuas, segurança padrão que protege os usuários e o Sistema Operacional contra ataques mal-intencionados, conectividade em qualquer lugar com 5G, LTE e Wi-Fi e desempenho consistente. Algo que seja confiável ao longo do tempo. A Microsoft está investindo para habilitar essas experiências modernas de Sistema Operacional e para fornecer novas experiências que tiram proveito dos avanços do silício, PCs poderosos, a nuvem e o poder da inteligência artificial."

Em outro post do blog, a Microsoft entra em detalhes ainda mais sobre seu sistema operacional moderno, detalhando vários pontos-chave nos quais está focado o novo "sistema operacional moderno":

  • Atualizações contínuas
  • Novo padrão de segurança
  • Sempre conectado
  • Desempenho sustentado
  • Acesso direto à Nuvem 
  • Inteligência Artificial
  • Acessível de diferentes formas
  • Agilidade para atualização de terceiros

A Microsoft ainda não está usando o nome "Windows Core OS", referindo-se a ele apenas como "sistema operacional moderno" por enquanto, mas a empresa confirmou algumas coisas que esperávamos fazer parte do sistema operacional Windows Core, incluindo atualizações contínuas, que devem permitir que os dispositivos Windows Core OS sejam atualizados em menos de um minuto durante a reinicialização.

A Microsoft também pontua "desempenho que não se degrada" e "agilidade para atualização de terceiros", provavelmente referindo-se às novas e modernas experiências de shell que podem se adaptar em tempo real, e melhor segurança que protege os usuários contra ataques.

Com a chegada de novos dispositivos, o lançamento de um novo sistema operacional, cairia muito bem. As coisas só vão ficar mais interessantes quando entrarmos em 2020.

O Windows Core OS é o futuro do Windows e é vital para o futuro dos dispositivos Windows. Fontes relataram que podemos começar a ouvir sobre o Windows Lite ainda este ano, possivelmente em outubro, se a Microsoft conseguir cumprir sua programação.