A um certo tempo a Microsoft começou a desenvolver o seu navegador Edge baseado no Chromium, desde então o Google começou aos poucos a limitar o funcionamento de alguns dos seus próprios produtos. A mais recente limitação foi no serviço de vídeos YouTube que passa a exibir o seu visual antigo quando você acessa pelo Edge Insider.

Não se sabe quando a mudança foi feita, mas ao que tudo indica é algo relativamente recente. Com a versão antiga do YouTube não é possível, por exemplo, mudar para o "dark mode". Segundo o site Thurrott, se você tentar forçar o acesso à nova interface do YouTube, aparecerá uma página pedindo para você realizar o download do Google Chrome.

Mensagem pedindo para instalar o navegador Chrome

O YouTube é só um dos serviços que foram afetados pelo Google ao ser acessado pelo Edge. Em abril foi relatado o mal funcionamento do Google Meet e posteriormente o Google Docs começou a exibir uma mensagem dizendo que o navegador não era compatível com o serviço.

É importante lembrar que o Google chegou a afirmar que o Meet é suportado pelo Edge:

Com o recente lançamento de visualizações de desenvolvedores para o Edge, temos a satisfação de poder oferecer uma nova experiência de visualização do Hangouts Meet e planejamos dar suporte oficial a ele assim que se tornar disponível

Não se sabe se o Google tem intenção de fazer a mesma coisa para o restante dos seus serviços. Porém, de qualquer forma isso é preocupante para os usuários do navegador e antiético por parte da empresa.

Fonte: WindowsCentral